Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Manifestação pró-Jair Bolsonaro na avenida Beira Mar Norte atrai “burguesia de direita”

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Manifestação pró-Jair Bolsonaro na avenida Beira Mar Norte atrai “burguesia de direita”

Raul Sartori

Burguesia de direita
Cerca de 30 mil pessoas participaram no domingo à tarde de uma manifestação pró-Jair Bolsonaro na avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis. Em comparação com a realizada antes do primeiro turno, a de agora teve algo mais: não eram mais dezenas, mas algumas centenas as bandeiras do Brasil desfraldadas nas janelas de apartamentos – alguns valendo mais de R$ 10 milhões – do mais aristocrático endereço de SC.

Veja também:
Moradores relatam envenenamento de animais em dois bairros de Brusque

Empresários cobram revisão do catálogo do patrimônio histórico de Brusque

Brusquenses comentam como é votar e se informar sobre as eleições no exterior

Lados opostos
Se for eleito governador, o Comandante Moisés (PSL) já sabe desde já que prefeitos de cidades médias e grandes de SC terá como opositores e aliados. Joares Ponticelli (PP), de Tubarão, será oposição. Clésio Salvaro (PSDB), de Criciúma, após muita hesitação, bolsonarou, digamos assim.

Voz da razão
Não há como discordar do jornalista e um notável esquerdista Fernando Gabeira, quando diz que “é muito difícil chamar à razão a quem se considera o dono dela. Os intelectuais condenam as escolhas populares, mas, às vezes, não percebem a sede de sinceridade que há por baixo delas. Pena”.

Paz
Num momento de tanta animosidade e antagonismo político, não deixa de ser elogiável a iniciativa do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Ricardo Roesler, de receber, ontem, o candidato ao governo do estado pelo PSL, Comandante Moisés (PSL) e o advogado Alessandro Abreu, representando Gelson Merísio (PSD), que estava adoentado, a quem pediu apoio junto ao eleitorado quanto à tranquilidade e segurança do segundo turno, domingo. A disseminação de notícias falsas com o objetivo de comprometer a credibilidade do processo eleitoral também foi tema da reunião.

Pautas polêmicas 1
Com o avanço das bancadas de partidos de direta na Câmara, questões polêmicas que estavam fora da pauta política devem voltar à discussão sob uma eventual gestão de Jair Bolsonaro (PSL). Um projeto que já causa barulho é de autoria do deputado Valdir Colatto (MDB-SC), que defende o plantio ou pecuária em terras indígenas, hoje proibido.

Pautas polêmicas 2
A posse de armas é outra pauta que deve ganhar força no Congresso, com Bolsonaro eleito. O deputa federal Rogério Peninha (MDB-SC) tem projeto que defende a liberação do seu porte. Já tramitou nas comissões e está pronto para votação no plenário.

Incoerência
Há hipocrisia quando se critica o polêmico empresário Luciano Hang, das rede de lojas Havan, por adotar a Estátua da Liberdade como marca da empresa, e consumir, muitas vezes de forma absolutamente inconsciente, centenas, talvez milhares, de marcas de produtos dos Estados Unidos, onde fica, em Nova Iorque, o famoso monumento, patrimônio mundial da Unesco.

Corneta
Após a derrota de sexta-feira para a Ponte Preta, em que o Figueirense deu adeus ao sonho de subir para a Série A, torcedores do time que imaginavam o treinador Rogério Micale cuidando de duas tartarugas mas que já deixou uma fugir desde sua contratação, agora não tem dúvidas de que outra também vai escapar, cochile ou não. Micale é uma figura ímpar de integridade, mas mesmo com todas as suas virtudes não se sustenta em um esporte, como o futebol, onde só a vitória interessa.

Veja também: 
Comerciantes vencedores de licitação ocuparão os boxes do Terminal Urbano

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Motorista perde controle e carro tomba na saída da Via Expressa, em Blumenau

Feirão pré-temporada
A sede da Associação Catarinense de Medicina, na SC-401, em Florianópolis, receberá o primeiro Feirão de Negócios Abrasel, amanhã. Contará com um mix de produtos (inclusive usados) e serviços. Uma oportunidade ao setor de alimentação fora do lar para estabelecer relações comerciais com baixo preço.

Leitura
Boa parte das notícias falsas se explica pela falta de leitura de boa parte da população. Quem lê passa a distinguir com muito mais facilidade o que é verdade ou mentira. A recente pesquisa Retrato da Leitura revelou que 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. O Banco Mundial estima que os estudantes brasileiros podem demorar mais de dois séculos e meio para ter a mesma proficiência em leitura dos alunos dos países ricos.

Pomares
A MVR Engenharia está introduzindo uma novidade nos condomínios residenciais em SC: as áreas verdes comuns dos empreendimentos estão sendo ocupadas com árvores frutíferas. Esses espaços diferenciados já estão presentes em projetos feitos em Jaraguá do Sul, Blumenau e Palhoça.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio