Manual do eleitor: tudo o que você precisa saber para ir às urnas

Neste domingo, mais de 140 milhões de brasileiros vão às urnas para decidir quem governará o país; conheça as regras do jogo

Manual do eleitor: tudo o que você precisa saber para ir às urnas

Neste domingo, mais de 140 milhões de brasileiros vão às urnas para decidir quem governará o país; conheça as regras do jogo

>> Acompanhe cobertura ao vivo das eleições em Brusque e região

 

Neste domingo, 142 milhões de eleitores irão às urnas para definir quem governará o país e os estados pelos próximos quatro anos. Em Brusque, são cerca de 81 mil eleitores aptos a participar do pleito, que definirá, ainda, quem irá ocupar novas vagas na Assembleia Legislativa, no Senado e na Câmara dos Deputados.

Pela ordem, o eleitor votará para deputado estadual (cinco números); deputado federal (quatro números); senador (três números); governador (dois números) e presidente (dois números). As urnas serão disponibilizadas em diversos pontos da cidade e da região, já que uma das zonas eleitorais de Brusque abrange também Guabiruba e Botuverá.

O primeiro turno das eleições, neste domingo, terá o período entre as 8h e as 17h para que os eleitores possam votar. A partir das 17h, a apuração começa a ser divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), menos os resultados da eleição presidencial, cuja divulgação só inicia as 19h.

O motivo é o fuso horário diferenciado em alguns estados, que obriga o atraso de duas horas na divulgação, em relação à hora de Brasília, para que não haja divulgação de resultados enquanto parte da população ainda está votando.

Para que o eleitor não tenha nenhuma dúvida sobre o processo eleitoral, o Município Dia a Dia preparou um guia sobre o pleito, informando tudo o que é permitido e o que é vedado pela lei eleitoral, além de informações sobre o funcionamento do processo.

Documentos necessários

Mesmo quem está sem o título de eleitor pode votar. Para isso, basta levar um documento oficial com foto na hora da eleição. São válidos certificado de reservista (no caso dos homens), carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto e identidades funcionais. Certidões como de casamento ou de nascimento não são aceitas. Lembre-se: o titulo de eleitor não é obrigatório, mas o documento oficial com foto sim.

Mudou de lugar

O cartório eleitoral de Brusque informa que houve mudanças em alguns locais de votação. As seções do Senac (045, 055, 056 e 134) funcionarão na EEB Dom João Becker. A seção que originalmente funcionava na Escola Adventista Osvaldo Ludovico Fuckner, (248) funcionará na Escola Cesário Régis.

Em caso de dúvida

0800-6483310 é o número do Disque Eleitor, linha disponibilizada pelo TSE para que o eleitor possa tirar todas as dúvidas em relação ao pleito.

Preferência para votar

Por estarem a trabalho no dia das eleições, os juízes eleitorais, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral possuem preferência na hora do voto. A garantia também se estende aos promotores eleitorais, policiais militares em serviço e, ainda, aos eleitores maiores de 60 anos, os enfermos, os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida e às mulheres grávidas e lactantes.

Justificativa de ausência

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que deve ser preenchido e entregue no dia da votação. Esse formulário pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, no site do TSE, no site dos tribunais regionais eleitorais e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa. Para justificar o voto, também é obrigatório apresentar documento oficial com foto.

Em Brusque, locais específicos foram destinados para abrigar seções exclusivas para justificativa de voto. Elas ficam na Unifebe, na EEB Santa Terezinha, na EEB Monsenhor Gregório Locks, na EEB Feliciano Pires e no CEI Max Rodolfo Steffen. Vale lembrar que qualquer seção eleitoral pode receber justificativas.

Atenção

Caso o eleitor não entregue o requerimento de justificativa no dia da votação, ele deve apresentá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo ao juiz da zona eleitoral onde é inscrito, até 60 dias após cada turno da votação. A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu.

Anote o número de seus candidatos
Ordem de votação:

1º deputado(a) estadual
nome do candidato
2º deputado(a) federal
nome do candidato
3º senador(a)
nome do candidato
4º governador(a)
nome do candidato
5º presidente
nome do candidato

Auxílio para votar

Mesmo que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de uma pessoa de sua confiança no momento de votar, caso o presidente da mesa receptora de votos verifique que a medida é necessária. Nesse caso, uma segunda pessoa será autorizada a ingressar na cabine e poderá, inclusive, digitar os números na urna. Mas esta pessoa não pode estar a serviço da Justiça Eleitoral nem de partido político.

Confira os locais de votação com seções especiais
Brusque

Sindicato dos Trabalhadores na Fiação e Tecelagem
Senai
Escola Padre Luiz Gonzaga Steiner
Escola Governador Ivo Silveira
Escola de Ensino Fundamental Paquetá
Escola Padre Lux
Escola Gregório Locks
Escola João XXIII
Escola Dom João Becker
Escola Poço Fundo
Escola José Vieira Corte
CEI Sofia Dubiela
Centro Comunitário Santa Rita
Escola Nova Brasília
Escola Santa Terezinha
Unifebe
Escola Izaura Gevaerd
Escola Angelo Dognini
Seminário Azambuja
CEI Tia Ana
Colégio Cônsul
Escola Feliciano Pires
Assevim
Escola Padre Teodoro Becker
Escola de Educação Básica João Hassmann
Associação Esportiva Beneficente Recreativa João Batista Archer
Escola Rio Branco
Escola Francisco Araújo Brusque
Escola Oscar Maluche
Escola Augusta Knorring
SESC

Guabiruba

Escola João Boos
Escola Vadislau Schmitt
Escola Padre Germano Brandt
Escola Anna Otília Schlindwein
Escola Cesário Regis
Escola Carlos Maffezzolli
Botuverá

Escola de Águas Negras
Escola de Barra da Areia
Escola Maria Luiza da Silva Dias

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio