Maratona solidária espera arrecadar 1.500 brinquedos

Campanha, que iniciou em setembro e se estende até o final de novembro, tem 21 pontos de coleta

Maratona solidária espera arrecadar 1.500 brinquedos

Campanha, que iniciou em setembro e se estende até o final de novembro, tem 21 pontos de coleta

Pelo quarto ano consecutivo, o Natal das crianças de oito comunidades do município será mais próspero. Desde setembro, 21 pontos de coleta distribuídos em cinco bairros estão arrecadando brinquedos. Na edição do ano passado, 800 objetos foram arrecadados. Já este ano, a expectativa dos organizadores é dobrar o número. Até o momento, 600 brinquedos já foram arrecadados.

Realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) e pelo Sesc, a maratona se estende até o final de novembro. A novidade de 2014 está no processo de seleção e de embalagem das arrecadações. Nas edições anteriores, integrantes do Sesc eram os responsáveis. Agora, cerca de 20 presidentes e voluntários das próprias comunidades beneficiadas trabalharão nas etapas.

“O objetivo é fazer com que o pessoal das comunidades participe de todas as etapas e não só da entrega. A arrecadação é fácil, mas selecionar e embalar os brinquedos demanda tempo. E com a participação, eles vão entender todo o processo e vão ajudar as crianças das próprias comunidades. Eles perceberão que o maravilhoso do trabalho é fazer os pequenos sorrirem”, explica o técnico de atividade, recreação e ação comunitária do Sesc, Jussinei Sartori.

Ele lembra que os brinquedos não precisam ser novos. Entretanto, é importante que estejam em condições de uso – com todas as peças e sem riscos e rasgos. Segundo ele, os pais também podem incentivar os filhos a doar. Dessa forma, a criança aprende a importância da solidariedade.

“É legal que o pai e a mãe façam esse trabalho com os filhos. Porque às vezes, há vários brinquedos que as crianças não usam mais e estão atiradas em um canto. Esse é o momento ideal para os pais ensinarem. Levar a criança até o local e explicar que há muitas outras crianças que gostariam de brincar com esses brinquedos mas que os pais não tem condições de comprar. O filho vai entender que o ato vai fazer muitas outras crianças felizes”, diz.

Sábado Fácil

Além dos 21 pontos de coleta (confira no box), no dia 8 de novembro – data em que ocorre mais uma edição do Sábado Fácil -, a Maratona de Brinquedos estará com um ponto especial de arrecadação na praça Barão de Schneeburg. Desde o início da manhã até às 17h, equipes da CDL e do Sesc coletarão as doações. No local, também ocorrerão as tradicionais atividades do evento, como jogos educativos e testes de glicemia e colesterol.
Entrega

Amanhã, as equipes de voluntários das comunidades realizarão o primeiro processo de triagem e embalagem dos brinquedos. A última etapa ocorre no encerramento da arrecadação, no fim de novembro. A distribuição, por sua vez, começará no dia 6 de dezembro com a presença do Papai Noel.

Pontos de coleta

Bairro / Local

Águas Claras – Águas Claras Materiais de Construção
Centro – Mc Donald’s
Centro – Mohr Vídeo Som
Centro – Colégio Cônsul
Centro – Faculdade São Luís
Centro – Pele De Seda
Centro – Calçados Gevaerd
Centro – Calçados Lemus
Centro – Kohler Joalheria
Centro – Archer Mat. Construção
Centro – Yazigi Brusque
Centro – Proformento
Centro – Lojas Breithaupt
Centro – Belli Seguros
Centro – Rádio Guararema
Centro – Sesc
Centro – CDL
Dom Joaquim – Isabela Variedades
Dom Joaquim – Loja Eliana
Paquetá – Loja Adriano
Santa Rita – Júlio Imóveis

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio