Matrículas de alunos da rede estadual serão feitas pela internet pela primeira vez

Processo facilitará primeira inscrição do aluno na escola desejada, mas não exclui entrega presencial de documentação

Matrículas de alunos da rede estadual serão feitas pela internet pela primeira vez

Processo facilitará primeira inscrição do aluno na escola desejada, mas não exclui entrega presencial de documentação

Pela primeira vez, pais e alunos que buscam vaga em escolas da rede estadual de Santa Catarina poderão fazer a matrícula pela internet. O primeiro período de pré-matrícula online, para o ano letivo de 2020, iniciará às 9h da próxima terça-feira, 18, e seguirá até dia 22.

Segundo o supervisor regional de ensino da Coordenadoria Regional de Educação de Brusque (CRE), Charles Gerati, a ideia é dar a oportunidade para os pais ou responsáveis pelo aluno fazerem a matrícula em casa e, assim, evitar filas. “As expectativas são grandes”, comenta.

A matrícula online deverá ser feita no site específico da Secretaria de Estado da Educação (SED). Lá, será disponibilizado um calendário com instruções sobre as vagas, passo a passo para preencher o formulário e a escola mais próxima da residência da família.

Neste processo, o cadastro no sistema será por ordem de acesso e os pais poderão optar pela matrícula em apenas uma escola. Após a pré-inscrição realizada, a matrícula deverá ser concluída na escola, com a entrega de documentos, entre os dias 18 e 25.

Os documentos, originais e cópias, a serem apresentados pessoalmente são: certidão de nascimento ou carteira de identidade; histórico escolar, que deverá estar no prazo de 30 dias após a efetivação da matrícula; atestado de frequência com indicação do ano, etapa que o estudante está frequentando em 2019; comprovante de residência, atualizado, ou seja, até três meses anteriores à matrícula; uma foto 3×4; e carteira de vacinação.

“Tem o período certo, mas não precisa ser em um dia, pode ir com mais tempo e mais calma, garantindo a vaga está tranquilo”, conta. 

Gerati conta que em casos de dúvidas, pais podem procurar pelas escolas. Além disso, quem não possui um computador ou acesso a internet as escolas podem oferecer com os recursos necessários. 

De acordo com informações da Sed, serão disponibilizadas cerca de 150 mil vagas para toda rede, de um total de 520 mil alunos, levando em consideração aqueles que se formam e abrem vagas.

Caso os pais ou responsáveis não se apresentarem na escola após a pré-matrícula online, a vaga será reaberta para outro estudante. 

O segundo período de pré-matrícula online será de 23 a 29 de janeiro de 2020, no mesmo site. O processo também inicia às 9h e, após conclusão da matrícula pela internet, pais e responsáveis deverão levar a documentação na escola, entre o dia 23 e 30 de janeiro.

Detalhes e especificações

•  Só poderão se matricular no primeiro ano do Ensino Fundamental estudantes que completam seis anos de idade até 31 de março de 2020;

•  Novo Ensino Médio: as matrículas na E.E.M. Yvonne Olinger Appel, de Brusque, e E.E.B. João Boos, de Guabiruba, será somente na modalidade do Novo Ensino Médio, com jornada ampliada ou tempo integral, garantindo a terminalidade das turmas existentes nestes programas e curso;

•  Cejas/Ejas: a matrícula será apenas de forma presencial, na unidade desejada, entre 18 e 22 de novembro e 21 e 24 de janeiro de 2020;

•  Educação Profissional: na E.E.B. Franco Mazzolla, em Nova Trento, a matrícula deverá ser feita de forma presencial, entre 18 e 22 de novembro e 21 e 24 de janeiro de 2020.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo