Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Mauro Mariani sofre retaliações por ter votado contra Michel Temer

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Mauro Mariani sofre retaliações por ter votado contra Michel Temer

O povo decide

Raul Sartori

Retaliação a Mariani
O deputado federal Mauro Mariani (PMDB-SC) está sendo retaliado por ter votado contra Michel Temer, semana passada. O diretor de gestão interna da Embratur, o joinvilense Tufi Michreff Neto, indicado por ele, está sendo demitido. Mariani também deverá perder outros cargos federais em SC. Vinicius Lummertz, presidente da Embratur e bancado pelo PMDB catarinense, continua firme no cargo.

O povo decide
O governo estadual, lógico, vai ser muito cobrado na decisão de não mais bancar todo o Carnaval 2018 para prefeituras, dando algumas dezenas de milhões. A percepção é de que a grande maioria concorda que não se dê nada, mesmo porque, pelo menos em SC, oito em dez pessoas não tem afinidade nenhuma com samba. Dúvidas? Uma pesquisa confirmaria o que parece tão flagrante.

Lá e cá
Em uma consulta popular, domingo, 70% dos moradores de Niterói foram contra o armamento da sua Guarda Municipal. Consulta que faltou e está faltando em SC. As GMs de Joinville e Florianópolis já são armadas. Criciúma e Lages, que no momento tem apenas agentes, também pensam adotar a mesma medida.

Novas lideranças
O movimento Renova Brasil prorrogou até dia 12 as inscrições em seu processo seletivo para a formação de novas lideranças dispostas a concorrer a uma vaga de deputado federal. A iniciativa de um grupo de empresários – entre eles o apresentador Luciano Huck – dará até 150 bolsas de estudo entre R$ 5 mil e R$ 12 mil mensais. Até a última sexta-feira já haviam se inscrito 800 pessoas, a maioria do Sul e do Sudeste e muito poucos do Nordeste e Norte. Entre várias exigências, só serão aceitos candidatos que não tenham ocupado cargo público eletivo e que, se eleitos, cumpram integralmente o mandato.

Esperando
O mundo LGBT espera, ansioso, decisão do Supremo Tribuna Federal de um caso que nasceu em SC, envolvendo uma mulher transexual que exige reparação por danos morais depois de ter sido proibida de usar o banheiro feminino de um shopping em Florianópolis. Foi retirada à força do local por um segurança sob a justificativa de que sua presença causaria constrangimento.

Diferenças
A relativa generosidade que os ilustres desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Poro Alegre) tiveram em relação ao badalados clubes de praia do balneário Jurerê Internacional, na Ilha de SC, faltou para os humildes ranchos de pescadores e para o memorável Bar do Chico. A demolição foi a jato.

Segregação
É cruel e vergonhosa a segregação a que estão submetidos 2.723 presos de SC que não tem CPF, 379 sem carteira de identidade e 430 sem nenhum dos dois documentos, situação jurídica que os coloca ao lado de párias. Serão documentados, finalmente, em programa envolvendo várias entidades públicas do Estado e União.

Concorrência
O Uber mexe mesmo com a concorrência. Leitor precisou de táxi e chegando a um ponto no Centro da Ilha de SC, não havia nenhum. Um minuto depois, um taxista, já conduzindo passageiro, deu-se ao trabalho de parar para avisar que iria “passar um rádio” para colegas. Dois minutos depois chegou o táxi avisado. Não faz tempo, o passageiro corria o risco de ser sugerido a buscar seu destino a pé.

Imparcialidade
No meio daquela bagunça toda, há atividade positiva no Congresso Nacional. O plenário do Senado aprovou semana passada, sem que a mídia desse importância, uma medida moralizadora: pessoas com filiação partidária recente serão impedidas de se tornar membros da Justiça Eleitoral. Não podem ser integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e das juntas eleitorais advogados e cidadãos indicados que tiverem sido filiados a partidos políticos nos dois anos anteriores à posse no cargo ou ao início do exercício da função. A intenção é garantir a imparcialidade nos julgamentos.

Secretaria
O múltiplo grupo de trabalho encarregado de redigir anteprojeto da futura Lei Catarinense de Inclusão da Pessoa com Deficiência tem um desafio importante à frente: convencer o Executivo a criar uma secretaria de Estado para operacionalizar as ações e implantar um cadastro único da pessoa com deficiência.

DETALHES
Por ora, não é bom convidar boa parte dos integrantes do Conselho Universitário (CUn) da UFSC e a Agência de Comunicação (Agecom) da própria instituição, que foi impedida de cobrir reunião na última quinta-feira.

Estarão abertas até sexta-feira as inscrições para o 5º Prêmio da Música Catarinense, um projeto que visa reconhecer o que é produzido musicalmente em SC. Podem inscrever-se artistas que lançaram trabalhos autorais (música, clipes, CDs, shows, etc.) no último ano.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio