Mayara Fogaça Martins é ouro no atletismo nos Jogos Abertos Brasileiros

Brusquense foi um dos destaques da competição que aconteceu em Criciúma

Mayara Fogaça Martins é ouro no atletismo nos Jogos Abertos Brasileiros

Brusquense foi um dos destaques da competição que aconteceu em Criciúma

Criciúma sediou entre os dias 30 de maio e 4 de junho a vigésima segunda edição dos Jogos Abertos Brasileiros (Jabs). Mais de oito estados e cerca de 1,1 mil atletas participaram da competição. Entre eles, a brusquense Mayara Fogaça Martins, que levou o ouro e também ficou com o bronze no atletismo.

A atleta é uma das grandes promessas da modalidade em Santa Catarina. A jovem de 16 anos conta que se preparou para os Jabs desde o começo de 2012. Ela participou em duas modalidades: nos 400 metros rasos, competição que ficou com a terceira colocação – e o revezamento 4×400 metros, na qual, juntamente com a sua equipe, subiu ao lugar mais almejado do pódio. “Estou muito contente e grata com as conquistas, pois competi com poucas pessoas da minha idade. Foi muito importante disputar em uma competição de nível adulto”, relata.

A equipe técnica, formada por Daniel de Paula, João Francisco Nunes e Israel Pereira, prepara a atleta para as próximas competições. “É importante para a Mayara disputar competições como essa (Jabs). Ela está chegando na idade adulta onde o nível das disputas aumenta”, informa Daniel de Paula. Os objetivos principais agora são os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). 

A atleta treina há sete anos e  tem como destaque suas participações em competições nacionais como em Fortaleza, aos onze anos e em João Pessoa, onde alcançou a oitava colocação.
Entenda os Jabs
Os Jogos Abertos Brasileiros ocorrem anualmente. Em 2013, a competição envolveu os estados do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em sua última participação, em 2011, Santa Catarina subiu ao pódio em terceiro lugar. Este ano, o favoritismo ocorreu logo no primeiro dia de competições com as equipes de natação, atletismo e judô conquistando as primeiras medalhas.

No total foram sete modalidades disputadas por homem e mulheres. Os principais destaques catarinenses foram no atletismo, natação, judô e vôlei.

No quadro geral de medalhas, Santa Catarina terminou os jogos com 74 de ouro, 40 de prata e 19 de bronze. Atrás dos anfitriões, ocuparam as posições de segundo e terceiro lugar, respectivamente, Goiás e Mato Grosso. Esse é o quinto título de Santa Catarina em Jabs. Segundo a Federação Catarinense de Esporte (Fesporte), a  vigésima terceira edição do evento já tem local marcado: será em Goiânia, capital de Goiás.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio