Medalhistas de Brusque nos Jasc têm chances reais de participar das Olimpíadas

Eliane Martins, Mônica Araújo de Freitas e Cristiane dos Santos estão próximas de competir os Jogos Olimpicos, no Rio de Janeiro

Medalhistas de Brusque nos Jasc têm chances reais de participar das Olimpíadas

Eliane Martins, Mônica Araújo de Freitas e Cristiane dos Santos estão próximas de competir os Jogos Olimpicos, no Rio de Janeiro

Depois de brilharem nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) de 2015 representando o município de Brusque, o trio Eliane Martins, Mônica Araújo de Freitas e Cristiane dos Santos podem ter as oportunidades das suas vidas como atletas. Elas estão a poucos passos de serem confimadas na delegação brasileira que irá disputar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Quem confirma a informação é o professor João Nunes. O técnico da equipe de Brusque, a Apaab / RVB Malhas / FME, foi responsável por selecionar o grupo de competidores que é atual tricampeão dos Jasc. No início desta semana, Eliane conseguiu índice olímpico na prova de salto em distância, e é a mais próxima a ser garantida no grupo brasileiro.

Dos Jasc para o mundo

Saltadora por natureza, Eliane conquistou duas medalhas de ouro para Brusque em dezembro, durante os Jasc. Em sua especialidade, o salto em distância, a atleta não titubeou e garfou o ouro. A maior surpresa da competidora natural de Joinville foi no salto triplo. Inscrita apenas para faturar pontos, já que não é acostumada com a prova, ela foi a melhor entre todas e obteve seu segundo ouro.

Na segunda-feira, durante uma prova oficial da Federação Paulista de Atletismo (FPA), Eliane se credenciou para fazer sua primeira participação dos Jogos Olímpicos. Seu resultado, 6,70m, é um novo recorde pessoal, e a coloca atualmente na segunda colocação do ranking mundial ao ar livre em 2016. “A expectativa de representar o Brasil é muito grande. Além de eu estar representando meu país, estaria realizando um sonho de competir as Olimpíadas”, afirma.

Eliane agora aguarda até o mês de julho, quando a convocação oficial será lançada. Três atletas do salto em distância serão convocadas, e por enquanto somente duas conseguiram índice, entre elas a joinvilense. Neste período, contudo, Eliane pode conseguir números até melhores, mas sua situação no momento é a de pré-convocação.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio