Média de chuva em Santa Catarina atinge o volume esperado para todo o mês setembro

Barragens de Ituporanga e de Taió estão sendo operadas para minimizar impacto

Média de chuva em Santa Catarina atinge o volume esperado para todo o mês setembro

Barragens de Ituporanga e de Taió estão sendo operadas para minimizar impacto

Na tarde deste domingo, 22 de setembro, a Defesa Civil estadual classificou em duas categorias os rios da Bacia do Itajaí: nível de emergência (Rio do Sul, Taió, Brusque e Benedito Novo) e nível de alerta (Blumenau, Rio do Oeste, Rio dos Cedros, Ibirama e Vidal Ramos).

Como foi a madrugada

Entre a noite de sábado e madrugada/manhã de domingo, ocorreram chuvas intensas especialmente em Rio do Campo (109mm), Monte Carlo (81mm), Coruá (78mm), Presidente Getúlio (66mm), Jaraguá do Sul (57mm), Ilhota (52mm), Alfredo Wagner (52mm),  Canoinhas (52mm), Porto União (51mm), Itajaí (51mm), Taió (50mm).

O volume de chuva nos últimos três dias são superiores à média esperada para todo o mês setembro. Os volumes mais significativos concentraram no Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, como Rancho Queimado (242mm), Rio do Campo (213mm), Ituporanga (194mm), Presidente Getúlio (189mm), Bom Jardim da Serra (186mm), Ponte Alta (180mm), Curitibanos (179mm), Timbó (161mm) e Schroeder (161mm).

As Barragens de Ituporanga e de Taió estão sendo operadas de forma a minimizar ao máximo o impacto das inundações em Rio do Sul e o risco de inundação em Taió, que está em cota de Alerta. As previsões de curto e curtíssimo prazo estão sendo elaboradas continuamente junto à Epagri/Ciram com o intuito de otimizar a operação das barragens.

A Barragem de Ituporanga está com 3 das 5 comportas fechadas, enquanto que a Barragem de Taió com 4 das 7 comportas fechadas. A Barragem Sul está com cerca de 65% da sua capacidade de armazenamento comprometida, enquanto que a Barragem de Taió cerca de 30%. Já a Barragem de José Boiteux está com as duas comportas fechadas.


Governo de SC
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio