Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

A menos de um mês do fim do prazo, menos da metade dos eleitores fez cadastro biométrico

E mais: Walter Orthmann, funcionário mais antigo da Renauxview, foi entrevistado por jornalista da Globonews

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

A menos de um mês do fim do prazo, menos da metade dos eleitores fez cadastro biométrico

E mais: Walter Orthmann, funcionário mais antigo da Renauxview, foi entrevistado por jornalista da Globonews

Página 3

Biometria preocupa
Falta pouco mais de um mês para a data limite para que o eleitor compareça ao cartório eleitoral para revisão de eleitorado e processo de identificação biométrica. No entanto, apenas 49% dos eleitores realizaram o cadastramento em Brusque até o momento. A Justiça Eleitoral adianta que o eleitor que não comparecer até aquela data poderá ter o seu título cancelado e, consequentemente, ter o seu CPF sujeito a uma série de outras sanções.

Dois locais disponíveis
Atualmente, são dois locais de atendimento ao eleitor disponibilizados em Brusque. A Central de Atendimento ao Eleitor, na rua Humberto Mattiolli, próximo à praça Sesquicentenário, e o posto de atendimento do Anfiteatro da Unifebe, próximo ao Angeloni. O eleitor que agendar o seu atendimento terá prioridade no serviço. O agendamento pode ser feito pelo 0800 647 3888 ou pelo www.tre-sc.jus.br.


Entrevistado
Walter Orthmann, funcionário mais antigo da Renauxview, foi entrevistado pela jornalista Miriam Leitão, da Globonews, para um novo trabalho dela. A série História do Futuro estreou no dia 19 deste mês, e será sempre veiculadas às quintas-feiras. Nela, a jornalista conversa com exemplos que deram certo e que “passam a receita” para o país encarar os próximos anos. Hoje com 94 anos, Orthmann está há 78 na empresa, e é o funcionário com mais tempo de serviço em uma única empresa no Brasil. O primeiro programa não trouxe a entrevista gravada com ele, e ainda não foi informado se isso acontecerá no segundo programa.


Nomeação suspensa
O ex-vereador Dejair Machado (PSD) teve sua nomeação para o cargo de diretor-geral do Samae suspensa temporariamente. Isso porque lhe faltava uma certidão de quitação eleitoral, que já foi solicitada à Justiça Eleitoral, e aceito pelo juiz eleitoral Edemar Leopoldo Schlösser. O problema foi a existência de um débito registrado no cadastro eleitoral dele, que já está parcelado junto à Procuradoria Regional da Fazenda Nacional. Agora, a situação já está regularizada.


Entrega de comendas
A Câmara de Brusque realiza sessão solene para a entrega de 13 comendas do mérito nesta quarta-feira, 25, às 18h, no plenário da casa legislativa. Serão homenageados pessoas, entidades e empresas, tanto por trabalhos sociais desenvolvidos quanto pelo fato de estarem completando aniversário de fundação.


Nova direção
Representantes das entidades condôminas do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb) reuniram-se na semana passada para a eleição que definiu a nova diretoria para o biênio 2017/2019. Ingo Fischer permanece como presidente, Marcelo Gevaerd será o vice-presidente, Edemar Fischer, secretário e Altamir Antônio Schaadt será tesoureiro.


Falta de médicos
A Associação de Moradores do Loteamento Planalto entra em contato para informar que os moradores estão sofrendo com a falta de médicos e de atendimento odontológico na unidade de saúde local. A comunidade estuda fazer uma manifestação nos próximos dias. Segundo a associação, o posto de saúde precisa ser reestruturado com a contratação de mais médicos, agentes de saúde e fornecimento contínuo de equipamentos e remédios.


Devedores do IPVA
Devedores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Santa Catarina serão cobrados por protesto em cartório. A iniciativa da Procuradoria Geral do Estado busca receber cerca de R$ 90 milhões de 77 mil contribuintes que não pagaram o tributo entre 2013 e 2016. A cobrança dos devedores pelo protesto em cartório foi efetivada por decreto em 2014, com respaldo em lei federal.

Como funciona
O sistema funciona da seguinte forma: a Procuradoria remete o título para o cartório e o contribuinte tem três dias para fazer o pagamento. Caso o débito não seja quitado, o tabelionato faz o protesto e o devedor é inscrito nos cadastros de inadimplentes, como SPC e Serasa. Esta será a primeira vez que as dívidas de IPVA serão encaminhadas para os cartórios. Antes, a maioria dos protestos correspondia ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e ao Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).


Em meia pista
Para que os serviços de pavimentação asfáltica sejam executados ao longo da rua Otaviano Rosa, no bairro Cedro Grande, o fluxo de veículos na via estará a partir desta terça-feira, 24, em meia pista. A empresa licitada iniciará os trabalhos na divisa com o asfalto existente, nas proximidades do pontilhão. Nessa etapa, os primeiros 120 metros receberão a capa asfáltica até o fim dessa semana. Durante as ações, os moradores devem estar atentos a movimentação de máquinas e homens na pista.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio