Mensagem que alerta para ciclone mais forte em SC nesta quarta-feira é falsa

Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um comunicado

Mensagem que alerta para ciclone mais forte em SC nesta quarta-feira é falsa

Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um comunicado

É falsa uma mensagem que circula nas redes sociais informando que um vendaval mais forte atingirá Santa Catarina nesta quarta-feira, 1º.

A Defesa Civil do estado emitiu um comunicado na noite desta terça-feira, 30, informando que os ventos previstos para esta quarta-feira estão relacionados ao deslocamento do ciclone extratropical ao oceano.

Já os ventos desta terça-feira, que superaram a marca de 100 mk/h em diversos municípios, estavam associados a passagem de uma frente fria com o ciclone extratropical.

A mensagem falsa que circula nas redes sociais diz o seguinte: “Defesa Civil alerta para segunda onda do ciclone mais forte que a primeira. Começará de madrugada e pico ao meio dia. recebi o gráfico dos ventos da EPAGRI e dos controladores de voo do nosso aeroporto. O pico da esquerda foi o de hoje 30/06, o de amanhã (01/07) será com intensidade e duração maior”.

O texto é acompanhado do gráfico a seguir.

Divulgação

A Defesa Civil informou que o gráfico foi extraído do site Wind Guru. “É importante ressaltar que o modelo citado e compartilhado não foi capaz de prever (vide o valor por volta das 16h desta terça-feira, dia 30, onde mostra rajada de vento máxima de 26 nós ou 47 km/h) as intensidades dos ventos que ocorreram na tarde desta terça-feira (30/06), quando foram registradas velocidades superiores a 100 km/h em diversos municípios de Santa Catarina”, diz a nota.

O gráfico dá margem para interpretações erradas, segundo o órgão. Nesta quarta-feira, 1º, os ventos podem sim superar 100 km/h, mas na região centro-leste do estado, com velocidade média de 30 a 50 km/h. Para a região do Meio Oeste e Planalto Norte as rajadas de vento podem atingir entre 60 a 89 km/h.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo