Mesmo com surto de casos de Covid-19 em Brusque, número de internações é baixo; veja dados

Diretora de Vigilância em Saúde afirma que baixo número de pacientes internados se deve à vacinação

Mesmo com surto de casos de Covid-19 em Brusque, número de internações é baixo; veja dados

Diretora de Vigilância em Saúde afirma que baixo número de pacientes internados se deve à vacinação

Brusque registra nas últimas semanas aumento nos casos de Covid-19. Após quase dois anos desde o início da pandemia, o município atingiu o recorde negativo de novos casos diários no dia 20 de janeiro, sendo 523 novos registros de pessoas infectadas em Brusque em menos de 24 horas. Entretanto, apesar do excessivo aumento, o número de internações é baixo.

Diferente de outras ocasiões, em que as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinadas a pacientes com Covid-19 registraram lotação, desta vez, apenas duas pessoas estão internadas na unidade, segundo dados do dia 25 de janeiro de 2022 da Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque. São, também, cinco pessoas em enfermaria. Os números de novos casos diários passaram a crescer novamente de forma expressiva a partir do dia 10 de janeiro.

10 de janeiro: 53 novos casos em 24 horas
11 de janeiro: 101 novos casos em 24 horas
12 de janeiro: 148 novos casos em 24 horas
13 de janeiro: 303 novos casos em 24 horas
25 de janeiro: 476 novos casos em 24 horas (2.038 casos ativos)

Surto de casos

No dia 6 de janeiro, quando a Diretoria de Vigilância em Saúde voltou a divulgar o boletim epidemiológico diário da Covid-19, os números indicavam que duas pessoas estavam internadas na enfermaria e não havia ninguém na UTI. No dia 21, os números de internados chegaram a marcar oito pessoas em enfermaria e duas na UTI. Porém, nos dias seguintes registrou queda, passando para seis internados em enfermaria e, depois, para cinco no dia 25 de janeiro, mesmo em meio ao surto de casos. Em 2022, foram registradas, até então, duas mortes em decorrência da doença.

“O vírus atual é diferente do vírus no começo da pandemia, aquele vírus era mortal. Com o avanço da vacinação, esse vírus foi praticamente erradicado e a pandemia também está em remissão. O vírus que circula agora tem mutação e sintomatologia diferente. Talvez a vacina, em algumas situações, não consiga ainda proteger que se contraia o vírus, mas ele já vem em uma característica mais leve, isso é pela mutação e cobertura vacinal”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde de Brusque, Ariane Fischer.

Há um ano, no dia 25 de janeiro de 2021, o boletim da Covid-19 em Brusque registrava 342 casos ativos na cidade, sendo 12 pessoas internadas na UTI e oito em enfermaria. Atualmente, o número de casos ativos é 2.038, cerca de seis vezes maior do que no final de janeiro de 2021, e Brusque possui menos internações atualmente do que naquele período.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo