Metalúrgicos e Tiradentes são homenageados em Passeio Ciclístico

Foram sorteadas bicicletas e participantes tiveram mesa com comida no fim do passeio

Metalúrgicos e Tiradentes são homenageados em Passeio Ciclístico

Foram sorteadas bicicletas e participantes tiveram mesa com comida no fim do passeio

No feriado nacional de Tiradentes e Dia do Metalúrgico, aproximadamente 300 pessoas não se incomodaram em acordar cedo e participar da sexta edição do Passeio Ciclístico do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Brusque (Sintimmmeb), realizada na manhã nublada desta sexta-feira, 21.

O trajeto foi de cerca de 6 quilômetros, entre a largada, da sede administrativa do Sintimmmeb, no Centro de Brusque, até a sede recreativa da entidade, localizada em Guabiruba.  Todo o percurso foi acompanhado pela Guarda de Trânsito de Brusque e, em Guabiruba, pela Polícia Militar. Na chegada, os ciclistas tiveram à disposição uma mesa de frutas, lanche e água para reidratação.

O supervisor de manutenção, Wenceslau Lima, que trabalha na metalúrgica ZM, participa há três anos do Passeio Ciclístico e faz questão de trazer seu filho, Francisco Lima, de 10 anos. “A prática esportiva tem sido um hábito constante na minha vida. E incentivo bastante meu filho nesse hábito. Acordar cedo no feriado pra participar é uma satisfação muito grande. A homenagem aos metalúrgicos é bem devida, correta. Ainda mais pela história que nossa categoria tem. É uma luta constante em função de tudo que está acontecendo, à ameaça aos trabalhadores, aos nossos direitos. É bastante pertinente”, disse Wenceslau.

Pra quem se inscreveu antecipadamente no passeio, o Sintimmmeb realizou o sorteio de seis bicicletas. Os vencedores foram: Elias Oliveira da Silva, Mário D’Alexandro, Marisa Cova Barbosa, Antônio Carlos Nunes Figueira, Gilmar Creppas e Samuel Stahnke.

“É uma satisfação muito grande ver as famílias, os trabalhadores e trabalhadoras da categoria, as pessoas que não são da classe, mas também fortaleceram o evento e se juntaram a nós no Passeio Ciclístico pra celebrar essa data tão importante pra história do nosso país, nosso herói Tiradentes e dos metalúrgicos. Agradecemos a todos que pedalaram conosco. Agradecemos também a toda diretoria do sindicato que contribuiu para que o Passeio acontecesse”, disse o secretário geral do Sintimmmeb, Jorge Luiz Putsch.

Homenagem
No dia 21 de abril são comemorados os dias do Metalúrgico e de Tiradentes. Além de homenagear os trabalhadores da categoria, é uma forma de relembrar a luta do mártir e líder da Inconfidência Mineira, Tiradentes.

Joaquim José da Silva Xavier lutou contra a exploração predatória das riquezas do Brasil entre as décadas de 1780 e 1790, quando país era ainda colônia de Portugal. Foi morto em 21 de abril de 1792. Em função de sua história de luta, os metalúrgicos definiram seu dia na mesma data e elegeram Tiradentes como patrono da classe.

“Os metalúrgicos sempre estiveram na vanguarda na luta pelos direitos dos trabalhadores, direitos civis, pela democracia. E Tiradentes também lutou contra a exploração das riquezas do país pela elite. Essa luta continua até hoje. Vivemos um ataque feroz aos direitos previdenciários e trabalhistas garantidos por lei. E lembrar, nesse feriado de Tiradentes, é oportuno diante da nossa realidade atualmente. Muito obrigado a todos que compareceram no passeio”, disse o presidente do Sintimmmeb José Isaías Vechi.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio