Com 33 dias sem chuvas em Brusque, o nível do Rio Itajaí Mirim vem baixando dia após dia, sendo que na manhã deste sábado,23, estava na marca de 0,95cm, medição feita junto a Ponte Estaiada (Dados da Agência Nacional de Águas), considerado pela Defesa Civil como abaixo do normal. Sem dúvida alguma, um cenário climático que já começa a preocupar, principalmente aos agricultores, que nesta época iniciam o plantio da safra de verão!

Rio Itajaí Mirim na região central de Botuverá na manhã deste sábado

Em conversa com meu amigo Ronaldo Coutinho, do Climaterra, um assunto que não poderia passar batido é esta atual situação de estiagem persistente em quase toda SC, em especial aqui pela nossa região do Vale do Itajaí. Segundo Coutinho, a tendência é de que tenhamos a volta das chuvas nos próximos dias, indicando para Outubro, um cenário bem melhor nesse sentido:

“Tudo indica que os agricultores podem retomar o plantio da safra de verão (o arroz irrigado ainda não) no decorrer da semana que vai entrar. Entre este fim de semana e semana que vem teremos a volta da chuva e trovoada em SC e PR (no RS já está bem melhor para os agricultores). Não será chuva ampla, ao mesmo tempo e sim, pancadas, áreas com bem pouca chuva e outras com pancadas mais fortes, no geral, aos poucos vai melhorando. Outubro com quadro bem melhor para SC, volumes bons de chuva ao longo do mês”, finaliza Coutinho.

Fiquemos na torcida, portanto, para que estas previsões de fato se concretizem e assim sendo, não tenhamos eventuais problemas futuros no que diz respeito ao racionamento de água potável em nosso município.

 

 

Com 33 dias sem chuvas em Brusque, o nível do Rio Itajaí Mirim vem baixando dia após dia, sendo que na manhã deste sábado,23, estava na marca de 0,95cm, medição
Conteúdo exclusivo para assinantes

Para ler todas as notícias, assine agora!

Oferta especial para você ficar
bem informado SEM LIMITES

Menos de

R$ 0,35
ao dia
R$ 9,90 ao mês