Especial “Meu Natal” mostra como moradores da região celebram o fim de ano

Especial “Meu Natal” mostra como moradores da região celebram o fim de ano

André Groh

Tempo de união
Quando se trata de Natal, além de toda a gastronomia característica do período e os encontros de família, é inevitável deixar de ter lembranças da infância: quando o fim de ano tem um significado ainda mais especial.

Nos meus primeiros anos, religião sempre foi diretamente ligada à preparação do Natal, com o advento e as novenas semanais que ocorriam entre os vizinhos, à espera do nascimento do menino Jesus. Era unânime a participação, e no fim, às vezes o anfitrião ainda oferecia um lanche às crianças que participavam.

Acompanhado deste período, a preparação remete à expectativa pelos presentes do Papai Noel, que deixavam o Natal ainda mais mágico. Algumas coisas foram se transformando no decorrer do tempo.

Quando a criança cresce, começa a dar valor ao intangível. Então o Natal começa a ter seus significados verdadeiros, de confraternização e o que isso representa. Uma essência que foi plantada nos primeiros anos e amadurece com o tempo. Aos momentos compartilhados a dois, a três ou num grande grupo.

Quando começamos o projeto Meu Natal, buscamos selecionar pessoas da região que pudessem trazer um sentido verdadeiro ao período. O Natal é feito por pessoas, que formam grupos de amigos, famílias ou colegas de trabalho. É uma construção que está representada no cotidiano,

e no que cada um compreende deste período. Vamos começar a contar o que o Natal representa para cada um.

Um projeto que é resultado do trabalho do fotógrafo Ricardo Ranguetti.

Que este Natal seja ainda mais especial para você, com união e gratidão.

Com carinho,

André Groh
André Groh

Confira as fotos:

Tânia Heinig com os netos Joaquim Cardoso, Antônia Cardoso, Catharina Cardoso Deucher Tomio e Daniel Cardoso
Natal é amor. É Nascimento. É família. É a celebração daquele que nos deu o sopro da vida.
Tânia Heinig
Ana Paula Benvenutti

Natal pra mim é um momento de reflexão, de gratidão e de fazer o bem… É a oportunidade de falar e declarar o quanto os que nos cercam são importantes na nossa vida. É compartilhar, doar um pouco de si, do melhor que podemos oferecer.
Uma celebração ao amor, a união e a participação não só de um lar, mas de algo maior.
Que o espírito natalino traga aos nossos corações a fé dos que acreditam em um novo tempo de paz e amor. Feliz e abençoado Natal!
Ana Paula Benvenutti

Sabatha Peluso Cadore

Natal é época de celebração, agradecimento, e sobretudo partilha e amor. Neste período os ensinamentos de Cristo se materializam em forma de atos de solidariedade. As luzes natalinas são como guias, nos mostrando o caminho a seguir: Jesus Cristo.
Sabatha Peluso Cadore

Bernardo Cadore, Gabriele Benvenutti Cadore e Rafael Cadore

Natal é tempo de celebrar o nascimento de Jesus, deixando renascer em nossos corações a paz, o amor e a esperança. Por dez anos foi uma data muito dolorosa, pois perdi a minha única irmã… mas Deus nos enviou um presente lindo no mês do nascimento de Jesus, que foi a chegada do nosso filho Bernardo, transformando nossas vidas, e de toda a família.
Gabriele Benvenuti 

Zane Hort

O Natal pra mim é a comemoração do aniversário de Jesus. No Natal celebramos com alegria o nascimento do nosso salvador. No Natal é momento de reunir a família, e em ação de graças, agradecer ao nosso senhor Jesus Cristo por todas as bênçãos do ano. O Natal pra mim e para minha família é muito especial.
Zane Hort

Vivi Krieger Rosin

Sempre que você olhar de frente a vida, seus amigos, família… Sempre que deixar brotar um sorriso vindo da alma, dar valor a pequenos gestos… ser grato… abraçar tão forte que os corações se toquem. Sempre que olhar para o alto e enxergar Deus, então é natal. E que seja prioridade e infinito, sempre!
Vivi Krieger Rosin

Maristela Pazza

O Natal para mim retrata o nascimento do menino Jesus. É uma data que simboliza o amor de Deus por nós e de nós pelo próximo, enchendo nossos corações de gratidão, paz e união. É muito mais que presentes embaixo de uma árvore, mas sim um dia para transformarmos festas para uma vida mais feliz e harmônica.
Maristela Pazza

Letícia Strätz Quintino

O Natal para mim é a época de amor, reflexão e paz. Época de celebrar o nascimento de Jesus Cristo e estar ainda mais próximo de quem amamos
Letícia Strätz Quintino

Miriam Helena Vale Szpoganicz

Este período tem um grande valor, pelo envolvimento que cria com as famílias. É hora de reunir todos sobre a mesa e comemorar que estamos juntos.
Miriam Helena Vale Szpoganicz

Emanuele de Souza Zen

Natal é a festa em que comemoramos o nascimento do menino Jesus. Para mim o Natal significa estar em Família, estar entre pessoas queridas. Bagunça de casa cheia, cheirinho de panetone, aquela ceia maravilhosa… lembranças boas dos parentes que já não estão entre nós, mas que estavam sempre presentes nesses momentos felizes. Enfim Natal é isso… tradição feliz… que foi passada para mim através de meus pais e que quero assim passar para meu filho.
Emanuele de Souza Zen

Vanessa Popper

Nesse Natal, desejo muito amor para dar e receber, para que possamos ter paz no coração, união familiar e solidariedade com quem necessita.
Vanessa Popper

Ana Júlia Caetano dos Santos, Felipe Eilert dos Santos e Jussara Caetano dos Santos

Natal é tempo de solidariedade e compaixão. É dividir sonhos, perdoar e aceitar. É tempo de espalhar amor e semear a esperança.
Jussara Caetano dos Santos

Maria Cristina Cherem

Pra mim é renascimento, a mais pura e forte manifestação de amor e encantamento. Sempre que acho alguma coisa muito legal, penso e comparo à manhã de Natal. Pois é a mais pura alegria!
Maria Cristina Cherem

Jane Vechi

Dezembro chegou! E com ele o Natal tão sonhado pelas crianças e por todos nós! 
Quando temos crianças por perto, o Natal fica ainda mais cheio de emoção. São cartinhas cheias de pedidos, arrumação do pinheiro para acolher os presentes, as canções natalinas…enfim, a casa se veste de vermelho e verde para celebrar o nascimento do Menino Jesus e receber o Papai Noel. 
O Natal para mim é também a festa da família! É tempo de trocar votos de paz, fraternidade e desejar saúde e prosperidade às pessoas que amamos…
O Natal traz a todos um sentimento mágico. Com ele, abrem-se as portas da alma e do coração e cada um de nós torna-se capaz de construir um mundo novo. Um mundo, com certeza, muito melhor!
Feliz Natal!
Jane Vechi

Inge Renaux

Natal para mim significa nascimento, comemoração, reflexão, hora de pensar e olhar um pouco mais para o próximo.
Inge Renaux

Daniela Zendron Peron

O Natal pra mim se resume em uma palavra, gratidão! É o momento que tiro para refletir sobre o ano, estar com minha família e agradecer por tudo. É tempo de partilhar e espalhar amor. Afinal o amor e a gratidão movem o mundo.
Daniela Zendron Peron

Zane Hort

O Natal pra mim é a comemoração do aniversário de Jesus. No Natal celebramos com alegria o nascimento do nosso salvador. No Natal é momento de reunir a família, e em ação de graças, agradecer ao nosso senhor Jesus Cristo por todas as bênçãos do ano. O Natal pra mim e para minha família é muito especial.
Zane Hort

Daniel Mafra e Ivan Wiese

Natal é tempo de reflexão, de fazer o balanço sentimental do ano que passou, relembrar da história de Jesus Cristo e seu lindo feito para a humanidade. Natal é tempo de família de amor, união e de semear todos estes sentimentos e energias possíveis para o novo ano que está nascendo.
Daniel Mafra

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio