Mini Cozinha diverte crianças no 6º Festival Nacional da Cuca, em Brusque

Oficinas de cuca ocorreram durante o dia no evento

Mini Cozinha diverte crianças no 6º Festival Nacional da Cuca, em Brusque

Oficinas de cuca ocorreram durante o dia no evento

As crianças que acompanham os pais durante a visitação no 6º Festival Nacional da Cuca também se divertem. A principal atração para os pequenos é a Mini Cozinha do Serviço Social do Comércio (Sesc), que oferece oficinas de cuca para as crianças. A atividade aconteceu durante este sábado, 6, no pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof.

A nutricionista Geisa Carla Franceschini e a estagiária Andressa Bernich comandam a cozinha. Geisa diz que durante a oficina, que tem duração de uma hora, as crianças fazem perguntas e interagem bastante.

Além do desenvolvimento das habilidades, ela vê a atividade como uma forma de resgatar uma tradição, que as vezes as crianças não tem oportunidade. “É para resgatar os valores, o que se fazia antigamente, de cozinhar com a avó”.

Todos os participantes ajudam a inserir algum ingrediente da massa. Depois, cada um recebe uma forma, onde a massa é colocada por eles mesmos. Em seguida, cada criança coloca o recheio que preferir, para depois a cuca ser levada ao forno.

As crianças ficam bastante animadas. Algumas se atrapalham um pouco, outras nem tanto. Mas para elas o que importa é a diversão.

A pequena Maria Vitória Ramos Reis, de 8 anos, é veterana na brincadeira, já participou da Mini Cozinha diversas vezes e continua adorando. Ela conta que colocou diversos ingredientes no recheio e nem se preocupou se ficaria bom ou não. “Só sei que vai ficar bem recheada”, diz a menina.

Maria Vitória já participou diversas vezes da Mini Cozinha | Foto: Brenda Pereira

Os pais dela, Osnildo Ramos Reis e Azenir Colombi Ramos Reis, contam que a filha adora cozinhar. “O importante é que ela desenvolve essas habilidades”, diz o pai. Além disso, ele vê a atividade como uma forma de preservar a tradição, já que a cuca é um prato que faz parte da cultura local.

Eduardo Debatin Civinski, de 7 anos, também gosta da brincadeira. “Eu gostei mais de enfeitar”, diz o menino. Ele não é muito fã de cuca, só gosta da de amendoim, mas conta que colocou diversos recheios, como o seu preferido, amendoim, e chocolate.

Eduardo tem 7 anos e sua cuca preferida é a de amendoim | Foto: Brenda Pereira

O pai dele, Eliseu Civinski, diz que o filho espera com ansiedade o evento, para participar da Mini Cozinha. Eliseu considera a atividade importante porque Eduardo desenvolve habilidades culinárias. “E em casa ele procura aprimorar”, finaliza.

Ecos

Com as sobras das frutas utilizadas na produção das cucas com as crianças a nutricionista e a estagiária fazem uma mini cuca. A massa é feita com casca de banana e o recheio é feito com as sobras dos demais ingredientes, como a maçã. “Nada vai fora”, diz Andressa.

A ação é uma atividade desenvolvida por um projeto de sustentabilidade feito pelas profissionais, o Ecos, que produz novos pratos com sobras de alimentos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo