Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Ministério Público expande investigação sobre nomeações irregulares no Samae

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Ministério Público expande investigação sobre nomeações irregulares no Samae

Página 3

Investigação expandida
Objeto de CPI na Câmara de Brusque, a suposta nomeação irregular de um funcionário para o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque continua a ser investigada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), o qual inclusive, nesta semana, decidiu expandir o objeto da investigação.

Outros gestores
O promotor Daniel Westphal Taylor fez um aditamento ao inquérito civil que apura se o diretor-presidente do Samae, Roberto Bolognini, teria burlado um processo seletivo, ao escolher o último colocado para ocupar cargo comissionado na autarquia. O objetivo é analisar notícia de que diretores anteriores a Bolognini também nomearam, de forma irregular, cargos comissionados. Essa investigação está em fase inicial.

Revogação de licitação
Ainda sobre o Samae, nesta semana Bolognini decidiu revogar um processo licitatório para compra de passagens aéreas para uso de funcionários da autarquia. Isso ocorreu após o Observatório Social de Brusque (OSBr) ter apresentado ofício no qual solicita correções no edital. Segundo Bolognini, como não há tempo de fazer as correções sem risco de prejudicar os participantes, a opção foi por revogar o processo licitatório e preparar um novo, ainda sem data para ser lançado.


 

Audiência pública
A Câmara de Brusque realiza audiência pública hoje, às 18h, para ouvir a comunidade e representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda de Trânsito a respeito da segurança pública local. O evento acontece no plenário da casa legislativa. O tema foi proposto em requerimento apresentado pelo vereador Sebastião Lima (PSDB), e aprovado em julho pelo plenário.


Petrobrás em Itajaí
Tem causado preocupação na região o fato de que o governo federal tem intenção de acabar com a unidade da Petrobrás em Itajaí, com fechamento do escritório e do terminal portuário da empresa até o fim de 2017. O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, corre contra o tempo para mobilizar lideranças políticas no sentido de evitar, ou pelo menos adiar esse desfecho, visto com trágico para a economia local.


Hino obrigatório
Aparentemente sem outras prioridades, a Câmara de Vereadores de São João Batista promulgou nesta semana resolução que torna obrigatória a execução do hino oficial do município na abertura das reuniões ordinárias do poder Legislativo, na primeira segunda-feira de cada mês, e nas reuniões legislativas realizadas na semana comemorativa ao aniversário de emancipação político-administrativa do município. Segundo a resolução, a execução do hino poderá ser executada por orquestra, banda, coral, músico ou mecanicamente.


Explicações sobre saúde
O secretário-adjunto da Saúde de Santa Catarina, Murilo Capella, em companhia de diversos técnicos da pasta, compareceu na manhã desta quarta-feira, 13, à Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre a situação do setor no estado. O requerimento para a vinda do secretário partiu da Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Neodi Saretta (PT).

Situação preocupante
“Temos recebido informações sobre a falta de insumos e medicamentos, interrupção de cirurgias eletivas e atrasos nos pagamentos a fornecedores, situação que nos deixa extremamente preocupados”, declarou o parlamentar, na ocasião. Em sua fala, Capella reconheceu que a pasta acumula uma dívida de R$ 508 milhões com fornecedores e organizações sociais, ocasionada principalmente pela diminuição dos repasses estaduais em função da queda na arrecadação pública, aumento dos custos e a obrigação, via judicial, do fornecimento de procedimentos onerosos.

Agravamento
Para agravar a situação, segundo ele, a União acumula, desde 2014, débito de R$ 314 milhões com o estado. Ele evitou, entretanto, responder alguns questionamentos específicos sobre os débitos do estado, como os ligados aos hospitais filantrópicos e a existência de cronogramas de pagamento, conforme o levantado pelo deputado José Milton Scheffer (PP).



Cobrança

Após participar do Dia de Ação de Governo na ADR Brusque, o secretário de Assuntos Estratégicos César Souza Júnior, participou de reunião com a Associação Empresarial de Brusque (Acibr) e outras entidades representativas. No encontro, foi discutido demandas da regional, como as obras de duplicação da rodovia Antônio Heil, a celeridade nos trabalhos e a melhoria da sinalização dos trechos; a regularização dos repasses do Estado ao Hospital Azambuja; a implantação da terceira pista na SC-408, entre Brusque e Nova Trento, além de questões referentes ao Turismo da região. Leia matéria na página 4.



Academia de Gestão

A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (Ampebr) e a Uniasselvi Brusque deram início na noite de terça-feira, 12, ao projeto Academia de Gestão. A aula magna foi proferida pelo diretor da universidade, Edson Andrade dos Reis, e contou com a presença da diretoria da Ampebr, professores da Uniasselvi Brusque e dos empresários que farão os cursos do Módulo I da academia, nestes últimos meses de 2017.

Cinco cursos
Neste segundo semestre de 2017 foram ofertados cinco cursos, voltados para empresários associados da Ampebr. A Academia de Gestão tem como metodologia cursos de curta duração, de quatro a doze horas, que serão ministrados pelos docentes da Uniasselvi. Liderança (4 horas), Marketing (4 horas), Vendas (8 horas), Gestão Financeira e Custos (12 horas) e Procedimentos Organizacionais (3 horas) são os cinco cursos disponibilizados nessa primeira etapa do projeto. As capacitações têm início neste mês de setembro e seguem até o fim de novembro. Os encontros serão realizados uma vez por semana, sempre no período noturno, na própria Uniasselvi.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio