Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

MP-SC se manifesta a favor da Havan no processo da compra da Fábrica Renaux

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

MP-SC se manifesta a favor da Havan no processo da compra da Fábrica Renaux

Renaux crédito: Bárbara Sales/ Arquivo O Município demais: Divulgação

Página 3

Processo da Renaux
O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) manifestou-se contra o recurso apresentado pela Nobre, ligada ao empresário Newton Crespi, o Cisso, proprietário da FIP, no processo que envolve a compra do patrimônio da Fábrica de Tecidos Carlos Renaux por parte da Havan. Desta forma, falta apenas o juiz dar a sentença sobre o assunto. No recurso, o empresário Cisso questiona o fato de ter apresentado proposta pelo patrimônio dentro do prazo, e o da Havan, mesmo após o período legal, ter sido o lance vencedor.


Zancanaro deixa cargo
Enfrentando problemas de saúde, o secretário de Educação de Brusque, José Zancanaro, deixou o cargo à disposição da prefeitura, e seguirá na secretaria até 30 de janeiro, quando retorna à Câmara de Vereadores para seguir o seu mandato.

Convite feito
Segundo o secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Molina, a professora Eliani Aparecida Busnardo Buemo foi convidada para assumir o cargo, como sugestão do próprio prefeito Jonas Paegle e do vice-prefeito Ari Vequi. Eliani, além de professora da Unifebe, já foi secretária de Educação na gestão do ex-prefeito Hilário Zen. Porém, Molina frisou que ainda não há confirmação por parte da professora. “Ela ainda vai conversar com o prefeito durante a semana. Nós vamos expor o projeto do governo para a educação, assim como ela vai dar seu parecer e seu ponto de vista”. Molina afirmou ainda que não existe um ‘plano B’ caso Eliani recuse o convite.



Erro histórico

O historiador Paulo Vendelino Kons se reuniu com 13 representantes de entidades da sociedade civil e órgãos do poder público, na sexta-feira, 19, na Assembleia Legislativa. Os participantes do encontro definiram o Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne todos os representantes catarinenses no Congresso Nacional, como espaço prioritário para que a lei federal que concedeu a Santa Teresa (ES) o selo de pioneira da imigração italiana no Brasil seja revogada. Kons e outros historiadores consideram um erro histórico, sob o argumento de que Colônia Nova Itália, em São João Batista, é o berço da imigração.

Mobilização estadual
O deputado estadual Altair Silva foi incumbido, pelos participantes da reunião, de apresentar projeto de lei que outorga à Colônia Nova Itália o título de pioneira da imigração italiana em Santa Catarina. Também apresentará moções para apreciação dos 40 parlamentares estaduais que traduzam um apelo do parlamento ao Congresso Nacional e à presidência da República. Os participantes também enfatizaram a responsabilidade do governador Raimundo Colombo e pediram que ele se manifeste “em defesa da correção do erro histórico praticado contra Santa Catarina”.


Manifestação contra Lula
Integrantes do grupo Vem pra Rua farão manifestação nesta terça-feira, 23, “em defesa da Justiça”. Os manifestantes querem a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já condenado na primeira instância pelo juiz Sérgio Moro. Lula será julgado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região nesta quarta-feira, 24. O ato será às 18h, em frente à Justiça Federal de Brusque, na avenida Arno Carlos Gracher, a Beira Rio.


Hang assina manifesto
O empresário Luciano Hang, fundador e presidente da Havan, assinou um manifesto na quinta-feira, 18, em Nova York, durante o Retail Executive Summit. Lançado pelo executivo Flávio Rocha, da Riachuelo, o manifesto angariou a assinatura de grandes empresários, como Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Roberto Justus e João Apolinário (Polishop),  Luciano Hang (Havan), Carlos Tilkian (Estrela) e Alberto Saraiva (Habib’s). No documento, os signatários conclamam a classe empresarial e os cidadãos a assumirem o protagonismo político e econômico do país. No início de janeiro, Hang anunciou sua disposição em se envolver mais diretamente na política em 2018.

Movimento Brasil 200 anos
Durante o evento também foi lançado o movimento Brasil 200 anos. O nome é uma referência ao aniversário de 200 anos da independência do Brasil, que será completado em 2022, último ano de mandato do próximo presidente. O grupo está trabalhando em uma pauta que será entregue aos candidatos a cargos no Executivo e no Legislativo. “Vamos contribuir com propostas, metas, dados, ideias e, claro, vamos cobrar a cada momento, durante os quatro anos que nos separam do bicentenário, o andamento da implementação destas propostas”, diz Rocha, da Riachuelo.


Conselhos
Mesmo questionada no fim de 2017, a Prefeitura de Brusque ainda não atualizou as atas dos conselhos municipais em seu site oficial. Os documentos registram reuniões de suma importância para o desenvolvimento do município. Ademais, disponibilizar as atas dá transparência à administração pública e possibilita que a Câmara de Vereadores e sociedade fiscalizem o que é discutido.


Exonerada
A Prefeitura de Guabiruba exonerou, em 18 de dezembro, uma técnica de enfermagem que está aposentada há dois e, mesmo assim, continuava a trabalhar. O Ministério Público recebeu denúncia anônima do fato e pediu explicações ao município. A administração alegou que não sabia da aposentadoria e que, assim que soube, demitiu a servidora. Como a irregularidade foi sanada, a representação contra o prefeito Jonas Paegle foi indeferida por não existir, para o MP, improbidade.


Licitação deserta
O pregão para o fornecimento de sistema de gestão de trânsito para a Prefeitura de Brusque foi deserto. Como ninguém compareceu à licitação, a recomendação da pregoeira, conforme o Diário Oficial do Município, é que seja repetida em nova data. A reformulação da gestão na Secretaria de Trânsito e Mobilidade era uma das prioridades para a pasta, que agora está sem titular, após a saída de Alonso Torres.


Prévias no MDB-SC
O MDB catarinense resolveu marcar para 17 de março prévias internas, caso apareça algum nome como alternativa a Mauro Mariani para concorrer ao governo do estado. Por enquanto, Mariani é o único nome e tem tudo para ser o postulante à Casa d’Agronômica. O encontro reuniu Dário Berger e outros emedebistas de peso no estado. O partido deve ganhar mais notoriedade, pois o deputado estadual Aldo Schneider assume a presidência da Assembleia Legislativa em fevereiro, e o vice-governador assumirá o cargo de governador.


Privatização
O presidente Michel Temer enviou ao Congresso Nacional projeto de lei que propõe regras para a privatização da Eletrobras. O texto do projeto foi assinado na sexta-feira, 19, pelo presidente Michel Temer. A operação se dará por meio de aumento do capital social da empresa, que o governo considera “democratização do capital da Eletrobras”. Pela proposta, nenhum acionista poderá ter mais de 10% de poder do voto. O objetivo, segundo o Planalto, é evitar que outra companhia tome o controle da estatal.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio