Morador coloca faixa em protesto contra interdição de ponte no bairro Rio Branco, em Brusque

“Obrigado, prefeitura”, está escrito na faixa, de forma irônica

Morador coloca faixa em protesto contra interdição de ponte no bairro Rio Branco, em Brusque

“Obrigado, prefeitura”, está escrito na faixa, de forma irônica

O morador do bairro Dom Joaquim, Norberto Heil, que reside nas proximidades da ponte Alois Petermann e utiliza a estrutura, interditada para obras, colocou uma faixa em um poste na região em protesto ao bloqueio da ponte. A faixa foi colocada no sábado, 21.

A faixa está colocada a cerca de 150 metros da ponte, no sentido Dom Joaquim-Rio Branco. Nela está escrito um agradecimento irônico à Prefeitura de Brusque: “Obrigado, prefeitura. Neste lado: sem ponte e sem estrada. No outro lado, três pontes e duas Beira Rio”, consta.

Norberto afirma que o trânsito na região foi muito afetado após o início dos trabalhos. Ele diz entender a necessidade das obras, mas avalia que a estrutura não deveria ser interditada sem a colocação de um acesso próximo à ponte para o tráfego de veículos.

“É só fazer uma travessia para que os automóveis tenham acesso, de madeira, com eucalipto. Mas, não, simplesmente chegou o dia e eles fecharam. Agora, quem vem da Cristalina e trabalha no Rio Branco tem que passar pela Lagoa Dourada. Tem que pensar um pouco no povo”, afirma.

O que diz a prefeitura

Procurada pela reportagem de O Município, a Prefeitura de Brusque afirmou, em nota, que as obras levarão entre quatro a seis meses para serem concluídas. A prefeitura disse ainda que “o transtorno é passageiro, mas o benefício será permanente com a conclusão dos trabalhos”, conforme escreveu. Confira a nota na íntegra.

A Prefeitura de Brusque informa que no ano de 2018 (gestão Jonas Paegle e Ari Vequi) foi entregue uma nova ponte ligando a região do Dom Joaquim, Souza Cruz e Rio Branco (ponte prefeito José Germano Schaefer). Agora, no início de maio de 2022, foi entregue a ordem de serviço para a construção de uma nova ponte que marca o início da construção da Beira Rio Dom Joaquim, ligando os bairros Jardim Maluche, Rio Branco e Guarani, ligação que faz parte do complexo da obra. A obra que já foi licitada será executada pela empresa Zanco Construtora LTDA, com custo superior a R$ 8,3 milhões.

Uma segunda ponte, incluída no projeto do Fonplata, também será construída no trecho da nova avenida Beira Rio Dom Joaquim, visando ampliar ainda mais a mobilidade.

No momento, a ponte Alois Petermann (ligação entre o Dom Joaquim e o Rio Branco) está em reforma após laudos técnicos apontarem danos em sua estrutura. Para realizar as obras de reforma e reforço, que vai permitir inclusive ampliar a capacidade de trafegabilidade para caminhões até 45 toneladas, serão necessários entre quatro e seis meses de trabalho. O investimento é de R$ 2 milhões e os trabalhos estão sendo feitos pela empresa Pacopedra, vencedora da licitação.

A prefeitura de Brusque reafirma seu compromisso com a comunidade e a mobilidade urbana e solicita especial atenção dos motoristas para os transtornos causados no trânsito por conta das obras da ponte Alois Petermann. O transtorno é passageiro, mas o benefício será permanente com a conclusão dos trabalhos. Por fim, esclarece que está focada em projetos, licitações e estudos de outras pontes em Brusque, como a recém-contratada ligação do Centro 1-Centro 2, a maior ponte a ser construída na história da cidade.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo