Morador reclama de falta de água frequente no Holstein, em Guabiruba

Guabiruba Saneamento afirma que trabalha para melhorar o serviço

Morador reclama de falta de água frequente no Holstein, em Guabiruba

Guabiruba Saneamento afirma que trabalha para melhorar o serviço

Um morador da rua Ernesto Puhler, no Holstein, em Guabiruba, entrou em contato com o jornal O Munícipio relatando problemas no abastecimento de água. Edimar Ribeiro mora no local há seis anos. “Raramente tem água”. Ele afirma que durante a semana chega do trabalho à noite e muitas vezes está sem água. Relata que acontece de o abastecimento voltar ao normal depois das 20h.

Durante o fim de semana, o morador afirma que o quadro é o mesmo. “Situação é precária”, comenta.

Ele conta que os moradores já entraram em contato diversas vezes para relatar o problema, mas sem sucesso. “Dizem que é uma bomba, vazamento, que vai ser solucionado e nunca solucionam”.

A reportagem entrou em contato com a Guabiruba Saneamento, responsável pelo abastecimento de água no município. Em nota, a empresa afirmou que a localidade onde Ribeiro mora “possui um equipamento de pressurização específico para o abastecimento dos locais elevados do bairro Holstein. Situações pontuais de baixa pressão podem ocorrer em momentos de forte calor e alto consumo”.

A empresa instalou um sistema de telemetria para o monitoramento remoto do booster Holstein. “Até 2 meses atrás dispúnhamos da informação de uma eventual falha do equipamento apenas com reclamações dos cliente. Hoje, remotamente já mantemos o monitoramento 24 horas desses equipamentos responsáveis pela manutenção da pressurização do abastecimento”, explica a nota.

Situações de falta de água podem ser informadas pelo telefone 0800 942 5571 ou WhatsApp (47) 9 9143 1297 (apenas mensagem de texto). O serviço opera 24 horas.

Fatores climáticos contribuem para falta de água

A Guabiruba Saneamento alega que fatores climáticos, como as fortes chuvas das últimas semanas, influenciam no abastecimento de água e afirma que todos os períodos de intermitência foram noticiados.

O alto consumo em dias de calor também ocasiona falta de água. “É um caso de infraestrutura do sistema como um todo no município, nas regiões mais elevadas abastecidas pela ETA Guabiruba Sul”.

“Os gargalos na distribuição de água são históricos, oriundos de décadas de ausência de investimentos”, diz a empresa.

O Grupo Atlantis, que administra a Guabiruba Saneamento há menos de um ano, informou que está trabalhando para melhorar o serviço. “Os projetos de melhorias se encontram em andamento para que, aderentes ao plano de expansão e otimização da distribuição de água previstos no contrato de concessão, solucionemos os gargalos do abastecimento do município”.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo