Moradores pedem instalação de redutores de velocidade na rua Gustavo Halfpap

Nova morte ocorrida no local preocupa associação e o diretor da Secretaria de Trânsito

Moradores pedem instalação de redutores de velocidade na rua Gustavo Halfpap

Nova morte ocorrida no local preocupa associação e o diretor da Secretaria de Trânsito

A instalação de redutores de velocidade na rua Gustavo Halfpap, no Centro II, é uma demanda antiga dos moradores. Desde o ano passado, pelo menos duas solicitações foram feitas à Prefeitura de Brusque. Em janeiro de 2017, a associação de moradores do bairro já pedia alguma medida. Em 15 de março, pouco menos de um mês antes do acidente que matou Jonatan da Silva Bernal, o pedido foi reforçado.

De acordo com o vice-presidente da entidade, André Batisti, a atenção com o trecho é redobrada em função do comportamento do trânsito no local. “Se tivesse um redutor onde foi pedido, certamente vários acidentes teriam sido evitados. Esta rua virou uma pista de corrida e está muito perigosa”.

As duas solicitações, afirma, foram feitas no gabinete do prefeito Jonas Paegle, mas desde então, não houve nenhum retorno sobre o tema. Além do redutor, o aumento das faixas de circulação de veículos era sugerido como uma forma de permitir melhor circulação.

Situação em análise
Na avaliação do titular da Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram), Nilson Pereira, o excesso de velocidade e a largura reduzida da via são agravantes para a situação. Os acidentes recorrentes, ressalta, demonstram a necessidade de colaboração de motoristas que utilizam a via. “É um trecho pequeno, mas preocupante”.

As características da via já foram tema de análises técnicas do setor. No ano passado, lembra o secretário, a possibilidade de reduzir a faixa de estacionamento foi adiada. Segundo ele, a remoção geraria mais velocidade na via e poderia ocasionar mais acidentes.

Para Pereira, a morte no início do mês foi uma fatalidade. A possibilidade de discutir medidas para reduzir a velocidade no trecho com representantes da associação não é descartada. Antes de acordo com o secretário, avaliações técnicas e o reforço na fiscalização no trecho devem ser implantados, como forma de prevenção.

Na terça-feira, 17, após contato da reportagem do jornal O Município, funcionários da Setram, a presidente da associação, Lígia Orthmann e Batisti estiveram na rua para avaliar a situação. O trabalho faz parte do levantamento de informações para implantação das medidas.

Histórico problemático
Bernal, morador do bairro Poço Fundo, conduzia uma Honda ML 125 quando perdeu o controle da moto e caiu na rua Gustavo Halfpap. Com a queda, ele foi parar na pista contrária e um Fox passou sobre o corpo do motociclista.

Em 2016, a rua ficou marcada por outro acidente. Na época, envolveu um Honda Civic e um furgão. Motorista e passageiro que estavam no carro morreram após o choque contra um prédio. Eles tentavam uma ultrapassagem, mas os veículos acabaram se tocando, levando as vítimas a perderem o controle do veículo.

No mesmo ano, representantes do Trânsito e da associação debatiam formas de reduzir o número de acidentes na via e o excesso de velocidade, mesmo após a colocação de travessias elevadas.

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