Moradores reclamam de esgoto a céu aberto na rua Hercílio Luz, no Centro de Brusque

Buraco está aberto desde o fim de abril e causa mau cheiro

Moradores reclamam de esgoto a céu aberto na rua Hercílio Luz, no Centro de Brusque

Buraco está aberto desde o fim de abril e causa mau cheiro

Um buraco aberto na rua Hercílio Luz, no Centro, em Brusque, tem sido motivo de desconforto para os moradores. De acordo com Maria Arceli Gianesini, síndica do edifício Maria Eduarda, o esgoto transborda pelo buraco e causa mau cheiro.

Foto: Divulgação

“A gente está tão desesperado e incomodado que não sabe para onde apelar”, diz, após contar que já fez contato inúmeras vezes com a Prefeitura de Brusque, mas que não obteve um resultado positivo.

Veja também:
Entenda os motivos que levaram Brusque a ser destaque em ranking das melhores cidades

MP-SC volta a questionar atribuições de cargos comissionados em Brusque

Prefeitura de Brusque gasta mais de R$ 9 mil com internações de adolescentes

No dia 15 de maio a moradora já havia entrado em contato com O Município, informando que uma obra teria iniciado no domingo, 28 de abril.

O serviço ocorreu de uma margem a outra da via, mas em frente ao prédio um buraco ficou aberto.

Foto: Divulgação

Na ocasião, a reportagem entrou em contato com a prefeitura, que informou que a situação foi repassada para o setor responsável e que o conserto final seria realizado.

No início de junho, na terça-feira, 11, a síndica entrou em contato novamente com a reportagem, pedindo informações sobre o caso e dizendo que a situação permanecia a mesma.

Recentemente o morador do prédio Maria Eduarda, Thiago Dantas Rodriguero, também entrou em contato com o jornal para informar sobre o ocorrido. Segundo ele, o serviço feito foi a ligação de uma nova rede, mas não foi finalizado porque o buraco ficou aberto.

Além desse problema, a via está com problemas de drenagem e quando chove fica alagada. De 2017 a 2019, o morador já registrou sete reclamações na prefeitura por conta do alagamento, e uma denúncia na Vigilância Sanitária neste ano devido ao esgoto.

Foto: Divulgação

Em uma das reclamações, em novembro de 2018, a Secretaria de Obras respondeu que iria colocar a solicitação na programação da pasta. Outro processo foi aberto em dezembro do mesmo ano, sendo encerrado no dia 12 de abril deste ano. A resposta recebida foi que o problema foi encaminhado para o setor responsável.

No entanto, antes desse retorno, o morador havia feito um quarto contato em março deste ano, e a resposta recebida no mesmo mês pediu que o mesmo entrasse em contato com a Secretaria de Obras para obter mais informações.

Na quinta reclamação, também em março, o morador foi informado de que a solicitação foi repassada para a Defesa Civil. No fim deste mesmo mês um outro processo foi aberto e encaminhado ao órgão.

No dia 13 de junho, o solicitante fez uma nova reclamação, com relação ao esgoto, que foi encaminhada à Vigilância Sanitária.

“Está bem complicado e nada se resolve”, comenta Thiago.

O que diz a prefeitura

Na quinta-feira, 13, o coordenador de Obras, Otávio Augusto Thomaz, comunicou à reportagem que seria realizado o conserto da tubulação no local, mas que ela passa no meio dos prédios e no local deste prédio há uma casa de gás.

A secretaria entrou em contato com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e verificou que naquele local passam seis adutoras do Samae, mais as tubulações antigas.

“Mesmo assim decidimos estender essa drenagem pela via porque no meu modo de vista a partir do momento que houve esse rompimento da tubulação, e a mesma passa por debaixo dos prédios, temos que executá-la de forma correta, ou seja, pela rua”, explicou.

Otávio disse que os últimos detalhes estavam sendo acertados para que na semana seguinte, após o feriado, a obra começasse. No entanto, os moradores informaram que nesta semana nenhum serviço foi realizado.

“Pedimos desculpas até pros moradores. Já conversamos com alguns que entenderam a situação e concordam que se é pra refazer, precisa ser feito algo correto que não volte a dar problemas”, finalizou.

Nesta quinta-feira, 27, a reportagem entrou em contato novamente com Otávio. Segundo o coordenador, a obra vai ajudar no controle do alagamento. Quando questionado sobre o início dos trabalhos, ele pediu que a reportagem entrasse em contato com o diretor de Obras, Nik Imhof.

Veja também:
O Município atinge recorde de audiência pelo sexto mês consecutivo

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Feijoada arrecada dinheiro para ajudar o menino Lorenzo, que tem AME

Após não obter sucesso em contatar Imhof, a reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação para conseguir uma resposta. Cerca de 40 minutos depois, o diretor de Obras respondeu à mensagem enviada pela repórter na quinta-feira, 27.

Imhof disse que a pasta está estudando, junto ao Samae, como realizar o serviço. Serão feitos mais de 200 metros de rede de drenagem ao longo da rua. “Tem seis redes do Samae que passam na rua. Então a gente quase não tem área para passar essa rede de drenagem. É uma tubulação bem complicada de ser executada”, explica.

Como a rua Hercílio Luz é bastante movimentada, o serviço terá que ser feito durante o fim de semana, quando o fluxo de veículos é menor. “A gente não pode fazer de qualquer jeito”, diz o diretor.

Imhof não disse quanto tempo o buraco vai permanecer aberto.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo