Moradores reivindicam mais pontos de retorno na duplicação da Antônio Heil

Reunião entre o Deinfra e comunidades da Estrada de Brusque deve ser marcada para discutir o assunto

Moradores reivindicam mais pontos de retorno na duplicação da Antônio Heil

Reunião entre o Deinfra e comunidades da Estrada de Brusque deve ser marcada para discutir o assunto

Moradores das 15 comunidades rurais de Itajaí – região conhecida como Estrada de Brusque – foram até a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, para discutir as obras de duplicação da rodovia Antônio Heil, no trecho que pertence à cidade portuária.
Cerca de 60 pessoas da região se reuniram com os deputados Serafim Venzon, Leonel Pavan, Maurício Eskudlark e Níkolas Reis para reivindicar mudanças na obra de duplicação. “Com as obras, eles estão cortando o interior no meio, em lado sul e lado norte. Com a mureta que terá na rodovia após a duplicação, ficará muito difícil a vida dos moradores dessas comunidades”, diz o presidente da Comissão Pró Emancipação da Estrada de Brusque, Vendelino Raimondi.

A principal reclamação dos moradores das comunidades é o número de retornos previstos na obra. Segundo eles, ao longo de todo trecho pertencente a Itajaí, o projeto que está sendo executado prevê apenas quatro retornos. “De Itajaí até o Limoeiro, terá apenas quatro retornos. Vamos ter que andar 8 quilômetros para poder fazer nossas atividades diárias, como levar as crianças para a escola. As escolas ficaram todas de um lado, e a parte populacional está mais do outro lado. Eles não pensaram em nós”, afirma.

Os moradores alegam que não foram ouvidos no momento em que se discutia o projeto da obra. “Fizeram audiências públicas apenas na Câmara de Brusque e de Itajaí. O projeto não foi apresentado para nossa comunidade, que tem quase 20 mil habitantes. Nós seremos os mais afetados por esta obra e não tivemos vez”.

Raimondi destaca que os deputados ficaram sensibilizados com a situação e devem agendar uma reunião entre a comissão formada pelos moradores e o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) para discutirem o assunto. “Acredito que esta semana devemos ter uma data para a reunião. O que queremos é trocar algumas passarelas que estão previstas no projeto, por passagem de nível, que é bem mais em conta e mais prático para os moradores”.

As comunidades

Arraial dos Cunhas
Baía
Brilhante I
Brilhante II
Campeche
Canhanduba
Colônia Japonesa
Itaipava
Km 12
Laranjeiras
Limoeiro
Loteamento São Pedro
Rio do Meio
Rio Novo
Paciência

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio