Movimento nos cemitérios de Brusque é intenso no Dia de Finados

Parque da Saudade ficou lotado no tradicional feriado católico

Movimento nos cemitérios de Brusque é intenso no Dia de Finados

Parque da Saudade ficou lotado no tradicional feriado católico

O Dia de Finados movimentou os cemitérios de Brusque nesta quinta-feira, 2. Milhares de pessoas saíram de casa para, por alguns momentos, homenagear e relembrar os que já se foram. Maior cemitério da cidade, o Parque da Saudade ficou lotado pela manhã, já que o clima colaborou.

Instituído oficialmente no século 13 pela Igreja Católica, a data tem como objetivo que as pessoas rezem pelos mortos. Neste dia, os parentes vão aos túmulos para rezar por eles.

Dentre o mar de gente que foi ao Parque da Saudade estavam as irmãs Catarina Thomaz Alexandre e Maria Olívia Thomaz. Catarina veio de Blumenau, onde mora atualmente, para visitar os túmulos dos familiares.

Maria Olívia, moradora do bairro Santa Rita, conta que elas têm vários familiares no Parque da Saudade. Ela e Catarina visitam regularmente o local, não só no feriado de Finados.

Católicas, as irmãs preservam o costume de, dias antes do Dia dos Mortos, limpar e colocar flores nos túmulos dos entes queridos.

Pela manhã, também estavam no Parque da Saudade Mari Guiomar da Silva, moradora do Centro 2, e Eliana Rose de Souza, do Santa Rita. As duas também preservam o costume milenar de rezar pelos mortos.

Para dona Mari Guiomar, o Dia de Finados é, por si só, um dia de saudades. “Não tem como não lembrar, a saudade é demais”.

Eliana conta que, na visão dela, o cemitério é um espaço abençoado. Ela afirma que, embora algumas pessoas vão ali para furtar ou consumir drogas, o Parque da Saudade é especial. “Isso aqui é um terreno sagrado”.

A capela ficou completamente lotada, com alguns fiéis até do lado de fora, para a missa de manhã. Do lado de fora, também havia momentos de oração tanto nos túmulos quanto na gruta. Pelo cemitério, vários grupos de pessoas se formaram para relembrar os entes queridos.

Como já é tradicional, os comerciantes de flores e de outros itens relacionados à data aproveitaram o grande fluxo de pessoas. O movimento foi intenso pela manhã, e o estacionamento ficou lotado. A Guarda de Trânsito de Brusque orientou os motoristas.

Movimento nos cemitérios de Brusque é intenso no Dia de Finados. Leia mais: https://goo.gl/FtzvYb

Posted by O Município on Thursday, November 2, 2017

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio