Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

MP-SC arquiva inquérito que apurava exercício ilegal da medicina por deputado e pai de prefeito

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

MP-SC arquiva inquérito que apurava exercício ilegal da medicina por deputado e pai de prefeito

Página 3

Arquivamento
A 2ª Promotoria de Justiça de São João Batista arquivou investigação na qual se apurava denúncia de que dois médicos estariam utilizando o hospital público Monsenhor José Locks para a realização de procedimentos particulares. Tratam-se de duas figuras notáveis: o deputado estadual Serafim Venzon e o ex-prefeito do município, Gilberto Gonçalves Cândido, que é pai do atual prefeito, Daniel Netto Cândido.

A denúncia
Constava na representação feita ao Ministério Público que ambos faziam, no hospital, cirurgias relacionadas a pacientes atendidos em seus consultórios particulares. Segundo a denúncia, isso ocorria com fins eleitoreiros, e o uso do espaço público só poderia acontecer mediante convênio, autorizado pelo conselho deliberativo da instituição hospitalar. Seis pessoas foram ouvidas ao longo da investigação, e a promotora Kariny Zanette Vitoria concluiu que não há indício de improbidade administrativa.

Argumentação
Conforme a promotora, que solicitou estudo sobre o caso ao Centro de Apoio da Moralidade Administrativa, órgão de apoio do MP-SC, os médicos efetivamente realizavam cirurgias no hospital pelo SUS, de pacientes que eram encaminhados de consultórios particulares, mas isso, por si só, não configura irregularidade. O estudo do MP-SC apontou que é mais do que comum que pacientes, pela demora do SUS, busquem consultas privadas para garantir um diagnóstico mais rápido, e depois vão até o sistema público em busca de procedimentos mais caros, como as cirurgias.



Desconfortável 1
O procurador-geral do município, Edson Ristow, ficou visivelmente incomodado com a presença dos vereadores Ana Helena Boos e Marcos Deichmann na conversa forçada que teve ontem à tarde com os donos dos cachorrões, que foram notificados a desocupar as ruas de Brusque [Leia reportagem na página 6]. Ao perceber a chegada de ambos, alertou: “Esse não é um fórum de discussões”.

Desconfortável 2
Antes disso, ele havia informado aos ambulantes que Ana e Deichmann, da Comissão de Constituição, Legislação e Redação da Câmara de Brusque, haviam protocolado ofício propondo emendas ao projeto que irá regulamentar a atuação dos profissionais. “O vereador Deivis [da Silva] não assinou porque sabe que seria prejudicial”.


Novo coordenador
O Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região elegeu na noite de segunda-feira, 4, o seu novo coordenador. Trata-se de Jean Carlo Dalmolin, secretário-geral do Sindicato dos Mestres de Contramestres de Brusque (Sindmestre). O mandato será de um ano, podendo haver reeleição. Marli Leandro, do Sintrivest, segue com secretária-geral do Fórum.


Ato em Brusque
Neste sábado, 9, será realizado em Brusque um ato em defesa da Operação Lava Jato. Em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, o evento ocorrerá no Centro de Brusque, a partir das 9h, e está sendo promovido pelo movimento Vem Pra Rua e pelo Observatório Social de Brusque e região (OSBr).


Pré-candidatura
Jocimar Lima, do PSDC, entra em contato com O Município para informar que junta-se à lista dos pré-candidatos a deputado já anunciados pelos partidos. Ele, que é presidente estadual da sigla, mudou-se para Brusque há pouco tempo, e foi candidato a deputado estadual pela região de Jaraguá do Sul, em 2014, tendo feito 4,5 mil votos. Nesta eleição, afirma, deve concorrer a deputado federal pela região de Brusque.


Licitação deserta
Foi realizada nesta segunda-feira, 4, a licitação para recebimento de propostas para a aquisição de medicamentos manipulados para a Secretaria de Saúde de Brusque. No entanto, durante o pregão, nenhuma empresa apareceu para apresentar proposta, e a licitação foi declarada deserta. Com isso, uma nova data para o certame precisa ser marcada pela Prefeitura de Brusque.


Visita a Brusque
O apresentador da Rede TV!, Amaury Júnior, ao lado do empresário Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, estiveram em Brusque nesta terça-feira, 5. Eles tinham na agenda um encontro com Luciano Hang, da Havan. O teor da reunião não foi divulgado.


Extinção
Reunida na manhã desta terça-feira , 5, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa emitiu parecer favorável ao projeto de lei de autoria do governador do estado, que cria o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e extingue a Fundação do Meio Ambiente (Fatma). O encaminhamento, obtido por unanimidade de votos, teve por base o relatório favorável apresentado pelo deputado Serafim Venzon (PSDB).


Tardelli em Brusque
De férias, o jogador de futebol Diego Tardelli, do Shandong Luneng, da China, esteve em Brusque nesta segunda-feira, 4. Ele participou do jogo festivo Amigos do Tardelli x Amigos do Mateus, na Sociedade Esportiva Bandeirante, que terminou em 5 a 3 para a equipe do ex-atleta do São Paulo, Flamengo e da Seleção Brasileira. O conselheiro do Brusque Futebol Clube, André Rezini, jogou na equipe do amigo. Na passagem por Brusque, confirmou que renovará por três anos com o clube chinês. Ele ainda aproveitou para fazer foto com a camisa do Olaria, atual campeão municipal de Guabiruba.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio