Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

MP-SC não vê irregularidade em processo seletivo da Prefeitura de Brusque

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

MP-SC não vê irregularidade em processo seletivo da Prefeitura de Brusque

Página 3

Sem irregularidades
O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) manifestou-se contrariamente ao pedido de candidatos que participaram do Processo Seletivo Simplificado 012/2017 da Prefeitura de Brusque. A seleção foi realizada no dia 3 de dezembro do ano passado pela Unifebe. No dia da prova, mais de 80 pessoas ficaram do lado de fora, revoltadas com supostos problemas de informação do bloco onde a prova seria aplicada. Várias pessoas e o Sindicato dos Servidores Públicos de Brusque (Sinseb) acionaram o MP-SC, que considerou não haver irregularidade que justifique a sua ação.

Justificativa
A 3ª Promotoria de Justiça considerou que não houve erros por parte da prefeitura, tampouco da Unifebe. O promotor escreveu que não constatou erro na informação de horário, local e data da prova. Ele também justificou que o contratempo verificado na entrada foi brevemente resolvido, portanto não haveria como culpá-lo pelo atraso dos candidatos. O promotor acrescentou, ainda, que trânsito, pneu furado e outros problemas devem ser prevenidos pelos concorrentes, assim como achar a sala da prova. Da decisão cabe recurso ao Conselho Superior do Ministério Público. Descontentes também podem ingressar com ações individuais com advogados particulares.


Calendário de 2018
A Prefeitura de Brusque publicou no Diário Oficial dos Municípios de quinta-feira, 25, o calendário de feriados e pontos facultativos a serem cumpridos no poder público. Por força de lei, o serviço será paralisado nos feriados nacionais e nos feriados municipais, no caso o dia 4 de agosto, aniversário da cidade. Importante ressaltar que o feriado municipal de Carnaval será em 12 de fevereiro, na segunda-feira, não na terça-feira, como no restante do país.

Pontos facultativos
Embora acerte ao não decretar ponto facultativo no dia 13 de fevereiro (Carnaval no restante do país) e no dia 30 de abril (segunda-feira, véspera do Dia do Trabalhador), a prefeitura incluiu dois pontos facultativos em sexta-ferias: 1 de junho, após Corpus Christi, e 16 de novembro, após a Proclamação da República. Essas folgas fazem parte de uma lista de benesses sem fundamento concedidas aos servidores. Enquanto o serviço público para, a iniciativa privada trabalha normalmente, véspera de feriado ou não. Pais que têm filhos em idade escolar estão entre os mais afetados.


Ano eleitoral
A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Brusque realizará licitação para a contração da empresa que fará a reforma da Escola de Educação Básica Santa Terezinha. O certame será no dia 9 de fevereiro. Há alguns dias, a ADR também informou que faltam apenas detalhes para que o projeto da escola João Boos, de Guabiruba, seja enviado à Secretaria de Estado da Educação. Coincidência ou não, são demandas antigas da comunidade que só estão andando justamente em ano de eleições para o governo estadual.


Reconhecimento da ONU
O diretor regional do escritório para a América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Lenni Montiel, disse que as ações e as obras de prevenção aos desastres climáticos realizadas em Santa Catarina desde 2011 estão no radar do PNUD, agência líder da Organização das Nações Unidas (ONU). Montiel se encontrou com o governador Raimundo Colombo na quinta-feira, 25, em Nova York, na sede da ONU. Colombo participou de evento internacional nos EUA no qual contou a experiência do governo catarinense com os fenômenos climáticos.


Fiscalização nas estradas
A reportagem especial divulgada por O Município na sexta-feira, 26, que mostrou o balanço das mortes no trânsito de Brusque reforça, se já não o estava claro, a necessidade de mais rigor na fiscalização. A verdade é que as rodovias são ruins, mas os motoristas também são imprudentes. A fórmula para reduzir o número de tragédias a serem contadas perpassa pela punição de quem ignora a lei para se beneficiar, e simultaneamente coloca a vida de outros em risco.


Empregos em SC
Com um saldo de 29.441 vagas, Santa Catarina foi o estado que mais gerou emprego no país em 2017. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, foram divulgados nesta sexta-feira, 26, confirmando o bom desempenho catarinense ao longo do ano passado. Os números representam a diferença entre contratações e demissões de profissionais com carteira assinada.


Bolsas em Guabiruba
Está disponível no site www.guabiruba.sc.gov.br o edital que regulamenta a concessão de bolsas de estudos aos universitários de Guabiruba para o primeiro semestre de 2018. Os interessados no recebimento do benefício deverão comparecer à Secretaria de Educação, na rua 10 de junho, 253, anexo à Câmara de Vereadores, ou acessar o site da prefeitura no link Editais para obter o formulário de inscrição e devolvê-lo devidamente preenchido e acompanhado da documentação entre os dias 1º e 22 de fevereiro.

Bolsas em Botuverá
Estudantes residentes em Botuverá poderão se candidatar a bolsas de estudos até 10 de março. Interessados em concorrer devem procurar a Secretaria de Educação do município com a documentação (cópias do RG, CPF e título de eleitor, do comprovante de residência, do comprovante de matrícula da universidade e foto 3×4). Podem se candidatar às bolsas alunos de graduação e pós-graduação.

 


 

Licitações da prefeitura

29/01 – Segunda-feira
Pregão 128/2017, 13h30
Aquisição de coxa e sobrecoxa

Pregão 134/2017, 16h00
Aquisição de gás GLP

30/01 – Terça-feira
Pregão 123/2017, 13h30
Estojos e mochilas

Pregão 100/2017, 16h00
Uniforme escolar

31/01 – Quarta-feira
Tomada de preços 002/2017, 13h30
Reforma da Unidade Básica de Saúde Santa Terezinha

Para mais informações sobre os processos licitatórios da Prefeitura de Brusque, acesse www.brusque.sc.gov.br.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio