Multidão acompanha desfile de abertura e a sangria do primeiro barril da 33ª Fenarreco

Neste ano, mais de 90 grupos desfilaram na avenida Cônsul Carlos Renaux

Multidão acompanha desfile de abertura e a sangria do primeiro barril da 33ª Fenarreco

Neste ano, mais de 90 grupos desfilaram na avenida Cônsul Carlos Renaux

O colorido dos trajes típicos germânicos invadiu a avenida Cônsul Carlos Renaux na noite desta quinta-feira, 4, para o tradicional desfile que marca a abertura da 33ª Festa Nacional do Marreco, a Fenarreco.

Jovens, crianças, adultos e idosos tiraram os trajes de Frida e Fritz do armário para dar as boas-vindas para a principal festa da cidade que segue até o dia 14 de outubro, no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof.

Galerias de fotos:
Confira quem passou pelo desfile

Veja como foi a sangria do primeiro barril

Neste ano, o trajeto do desfile foi invertido e seguiu o fluxo do trânsito: da ponte estaiada Irineu Bornhausen até a Casas Bahia. De acordo com estimativas da organização, em torno de 15 mil pessoas acompanharam o desfile.

O prefeito e o vice, Jonas Paegle e Ari Vequi, vereadores e outras autoridades prestigiaram o desfile, que durou cerca de 1 hora e meia. Mais de 90 grupos participaram do desfile e esbanjaram alegria e muita vontade de festejar.

Pipimóvel e cervejaria móvel
O grupo Oktobergrup, de Blumenau, participou pela segunda vez do desfile da Fenarreco neste ano. Os amigos trouxeram para a avenida o Pipimóvel e a cervejaria móvel.

Os carros, idealizados por Fritz Kraft, 82 anos, divertiram o público que acompanhava o desfile. A cervejaria móvel foi idealizada há cinco anos e foi feita a partir de uma Caravan 1980. No carro que transporta uma verdadeira choperia, há capacidade para até 50 litros de chope. “O carro é uma criação minha e foi um quebra-cabeça pra fazer. Ele fica montado o ano todo e faz a alegria do grupo e de todos que tem a oportunidade de conhecê-lo”, diz.

Veja programação, preços e opções gastronômicas da Fenarreco

Fritz Kraft também levou para a avenida o seu pipimóvel. O carro é um verdadeiro banheiro e foi idealizado há 15 anos. A ideia surgiu porque o grupo sentia a necessidade de ter um banheiro próximo durante os desfiles da Oktoberfest, de Blumenau. “Ele funciona mesmo. O pessoal do nosso grupo usa direto. Tem o espaço para as mulheres e para os homens”.

Wurst Wagen
Pelo terceiro ano, o Wurst Wagen – em português, carro da linguiça – desfilou na abertura da Fenarreco. O carro é de Blumenau e já é bastante tradicional nos desfiles da Oktoberfest.

A alegoria foi criada por seis amigos que sentiram a necessidade de fazer algo diferente nos desfiles da Oktoberfest. “Começou com uma lambreta pequena e foi evoluindo, hoje tem todo o aparelho de DJ, chopeira e o espaço do defumador das linguiças”, diz o vice-presidente do grupo, Denny André Mello.

O grupo com 30 pessoas distribuiu 150 litros de chope na avenida e mais 300 mini-linguiças.

Música na avenida
Entre as várias bandas que desfilaram estava a Free Chopp, de Blumenau. Com seis integrantes, a banda será uma que animará a festa nos próximos dias. Este é o quarto ano que a banda desfila na Fenarreco.

Para a avenida, o grupo apresentou músicas tradicionais germânicas com o bandoneon, dois trompetes, acordeon e trombone. “A Fenarreco é uma festa muito especial. Adoramos participar do desfile. O público é muito animado, o que nos motiva ainda mais”, diz o idealizador da banda, William Hadlich.

Trupp da MAF
O carro que fechou o desfile foi o da Trupp da MAF, da Mecânica Aires Fischer, que contou com a presença do fundador da empresa. Os brusquenses divertiram o público com o Bikemaf, o Bootmaf e o Aeromaf. Neste ano, o novo integrante do grupo foi a réplica de um Bugatti 1935, que foi todo customizado para o desfile e encantou a plateia.



EIN PROSIT!
Sangria do primeiro barril abre oficialmente a festa

Márcio Costódio

Após o desfile na noite desta quinta-feira, o público foi até o pavilhão para acompanhar a sangria do primeiro barril de chope e, assim, dar início oficialmente a 33ª Fenarreco.

O prefeito Jonas Pagle e o vice Ari Vequi fizeram as honras da casa e serviram os primeiros copos de chope.

Em seu discurso, Paegle ressaltou a reforma do pavilhão. “Em 29 anos, esta foi a primeira reforma de qualidade realizada aqui. O telhado foi todo trocado, com nova acústico. Está muito bonito”, diz.

Vequi também destacou a reforma, que foi realizada em parceria com o governo do estado. “Foram R$ 450 mil repassados para a obra que dará mais qualidade para nossa festa e nos proporcionará bem receber a comunidade e os turistas”.

Após os discursos, as autoridades fizeram o primeiro brinde e distribuíram chope para o público que acompanhou a solenidade. Depois da cerimônia, a Banda Champagne foi a responsável pelo primeiro show da Fenarreco 2018 no piso superior do pavilhão.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo