Municipalização do ensino de Guabiruba é discutida na SDR

Falta de infraestrutura e espaço são os principais problemas apontados

Municipalização do ensino de Guabiruba é discutida na SDR

Falta de infraestrutura e espaço são os principais problemas apontados

A contrapartida do estado no processo de municipalização do ensino em Guabiruba foi um dos temas abordados na Secretaria de Desenvolvimento Regional na manhã de quarta-feira, 27 de fevereiro, em uma audiência entre a Prefeitura de Guabiruba e o Governo do Estado. O prefeito Matias Kohler e a secretária de Educação do município, Edna Maria da Silva Jasper, foram recebidos pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, Jones Bósio, e pelo gerente de Educação, Moacir Merízio.
 
Durante a audiência, o prefeito destacou que Guabiruba enfrenta dificuldades com a municipalização do ensino, uma vez que absorveu do estado mais de 500 novos alunos sem os investimentos em infraestrutura necessária, que cumpriu apenas com o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e da merenda escolar.
“Tinha sido prometido, por parte do estado, a construção de oito salas de aula e reformas nas escolas. Precisamos saber quando essa contrapartida será efetuada”, mencionou Matias. Bósio se comprometeu a auxiliar o município com suas reivindicações e agendar um encontro com o secretário Estadual de Educação, Eduardo Deschamps.
 
Uma das principais dificuldades da municipalização do ensino foi a falta de espaço. Atualmente estudantes do Centro da cidade precisam se deslocar para os bairros para evitar problemas de superlotação nas escolas centrais.
 
Na ocasião, Bósio também anunciou reformas na Escola Professor João Boos e reforçou que a competência do estabelecimento é do estado, sendo que a definição de cargos são atribuições de sua responsabilidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Guabiruba
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio