Mutirão da Saúde pretende dobrar atendimentos médicos em três especialidades

Essa é a promessa da Prefeitura de Brusque com o programa lançado nesta quarta-feira, 12 de março

Mutirão da Saúde pretende dobrar atendimentos médicos em três especialidades

Essa é a promessa da Prefeitura de Brusque com o programa lançado nesta quarta-feira, 12 de março

A Prefeitura de Brusque anunciou nesta quarta-feira, 12 de março, a realização do Mutirão da Saúde. O programa irá intensificar os atendimentos a usuários do SUS em três especialidades iniciais: oftalmologia, cardiologia e ortopedia. De acordo com o prefeito Paulo Eccel, será investido R$ 1,3 milhão na ação.

O objetivo é reduzir as filas de espera destas especialidades. Atualmente, a Secretaria de Saúde disponibiliza 150 consultas por mês de oftalmologia, 300 de ortopedia e 400 de cardiologia. Durante o mutirão, este índice será dobrado. Serão oferecidas 300 consultas por mês de oftalmologia, 650 de ortopedia e 750 de cardiologia.
 
A chamada para as consultas iniciará no dia 24 de março e se estenderá durante o ano. Os agendamentos serão realizados, principalmente, à noite e aos sábados, sendo mais flexível para a maioria dos usuários.
 
A secretária de Saúde, Ana Beatriz Baron Ludvig, falou sobre a dinâmica do Mutirão, reforçando, especialmente, que não é necessário o paciente procurar a secretaria. “Os servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) entrarão em contato com quem está fila de espera para marcar a consulta”, informou. A distribuição das consultas será proporcional à demanda de cada UBS.
 
A secretária lembrou ainda, que o mutirão não muda a dinâmica para novas consultas. O paciente necessita ir até a UBS, fazer a consulta com o clínico geral e então ser encaminhado ao especialista.
 
O mutirão envolve, além das consultas, também exames e procedimentos, com isso, o quadro profissional também deverá ser incrementado, com equipes de fora, que serão responsabilidade dos parceiros. Os hospitais de Brusque Dom Joaquim, Azambuja e Maternidade estão diretamente envolvidos com o Mutirão.

>> Veja no vídeo como funcionará o Mutirão da Saúde


>> Leia matéria completa no jornal Município Dia a Dia desta quinta-feira, 13 de março
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio