Mutirão de exames de papanicolau e de mama acontece neste sábado, 15

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Brusque estarão abertas em horário comercial

Mutirão de exames de papanicolau e de mama acontece neste sábado, 15

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Brusque estarão abertas em horário comercial

Neste sábado, 15 de março, a Prefeitura de Brusque realiza um mutirão de exames preventivos em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Os espaços estarão abertos em horário comercial – das 8h às 12h e das 13h às 17h – para oferecer exames de papanicolau e também exames de mama.

A ação acontece por meio do programa Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde, e a intenção é promover a prevenção a algumas das principais doenças que atingem as mulheres, de maneira que o diagnóstico precoce possibilite o tratamento ágil e adequado.

As adolescentes, especialmente com vida sexual ativa, também podem realizar o exame, mas devem estar acompanhadas de responsável.

Apesar da campanha, o atendimento acontece também durante a semana.

Orientações

Para que seja possível realizar os exames é necessário que a mulher não esteja menstruada, não tenha tido relação sexual (mesmo com camisinha) nos dois dias que antecedem o exame, e não tenha usado duchas ou medicamentos vaginais nos 2 dias que antecedem o exame.

Não é necessário fazer agendamento para o mutirão, basta comparecer à Unidade Básica de Saúde munida com cartão do SUS. Aquelas que não possuírem o cartão deverão trazer carteira de identidade e comprovante de residência.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio