Mutirão de limpeza transforma visual da praça do Paquetá

Desde domingo, 10, moradores se unem para limpar e plantar árvores e flores no local

Mutirão de limpeza transforma visual da praça do Paquetá

Desde domingo, 10, moradores se unem para limpar e plantar árvores e flores no local

Uma iniciativa dos moradores do Paquetá transformou a praça do bairro e a entrada da Unidade Básica de Saúde (UBS). No domingo, 10, um grupo de pessoas se uniu em mutirão para fazer a limpeza do local, que segue durante a semana com plantação de árvores e flores.

Há algum tempo a comunidade vinha cobrando melhorias por parte da prefeitura, pois a praça do bairro estava sem manutenção. Com isso, os moradores ficavam receosos em frequentar o local, porque influenciava diretamente na segurança.

“Nossa praça tem um espaço legal e meu filho, por exemplo, gosta de brincar lá, andar de bicicleta. Então conversei com outra mãe e decidimos montar um grupo de WhatsApp e propor esse mutirão”, conta a moradora Claudete Garcia.

No domingo, às 6h30, os moradores já estavam no local e iniciaram os trabalhos de capinagem e pintura dos paralelepípedos. “Ganhamos três sacos de cal do Zé Melo Materiais de Construção e também muda de plantas do Horto Florestal”.

Quatro pés de Ipê e pinheiros foram plantados em frente à UBS. Como é época natalina, as crianças aproveitaram para enfeitar a árvore. “Estamos fazendo um pomar com árvores frutíferas, além de algumas para sombra”, acrescenta Claudete.

Durante a semana os moradores continuam indo ao local em horários livres para continuar os reparos. “Fizemos parceria para que a equipe das UBS coloque três portas nos banheiros e uma na sala que era usada para reunião”, conta a moradora. As antigas portas, segundo Claudete, ficaram destruídas após serem incendiadas por vândalos.

Em contato com a Secretaria de Saúde, O Município foi informado que ainda esta semana as novas portas serão colocadas no local.

Parceria boa
Claudete garante que os moradores pretendem manter o local limpo, pois em menos de uma semana do mutirão, já puderam perceber um aumento significativo de frequentadores na praça. “Mais crianças estão indo brincar no local e mais pessoas estão utilizando a praça para caminhadas e exercícios físicos”.

Para a moradora, a parceria entre prefeitura e comunidade é muito importante, pois traz resultados positivos para todos. “Não adianta apenas reclamar. Todos podem fazer alguma coisa para mudar a sua realidade”, afirma.

Ela diz que agora aguarda a doação de tintas por parte da prefeitura para que pintem os brinquedos do parque infantil. “Quem viu como estava antes sabe a grande mudança que teve. Deu outro ar para nossa praça e nosso bairro”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio