Conteúdo exclusivo para assinantes

Quase 30 mil eleitores da região de Brusque não poderão votar em outubro

Eles estão na lista de títulos cancelados por faltarem ao cadastro biométrico e precisam regularizar situação até maio

Quase 30 mil eleitores da região de Brusque não poderão votar em outubro

Eles estão na lista de títulos cancelados por faltarem ao cadastro biométrico e precisam regularizar situação até maio

Sentenças publicadas nesta semana pela Justiça Eleitoral de Brusque determinaram o cancelamento do título de 27,1 mil eleitores de Brusque, Guabiruba e Botuverá. Eles têm até o dia 9 de maio para regularizar sua situação, ou não poderão votar nas eleições gerais de outubro.

As sentenças são referentes ao processo administrativo de revisão e cadastramento biométrico do eleitorado da 5ª e 86ª Zona Eleitoral de Brusque, que abrangem os três municípios.

A revisão do eleitorado nos municípios da região iniciou oficialmente em 3 de abril, e duraria oficialmente até 5 de dezembro, mas foi prorrogado até 15 de dezembro.

Os cancelamentos determinados nesta semana referem-se aos eleitores que deixaram de fazer o cadastro neste prazo, embora os agendamentos continuem sendo feitos mesmo depois do prazo oficial.

Botuverá teve 430 títulos de eleitor cancelados, o que representa 9,83% do total do eleitorado. Em Guabiruba, por sua vez, foram cancelados 3.092 títulos – 19,5% do total. Em Brusque, o maior número de cancelamentos: 23.612, pouco mais de 25% do total.

Todos esses eleitores, se não regularizarem sua situação até 9 de maio, não poderão votar no próximo pleito.

Osvaldo Atanazio, coordenador da Central de Biometria de Brusque, recomenda que o eleitor não deixe para fazer o cadastro na última hora e procure, desde já, agendar um horário.

Segundo ele, há um limite de atendimentos por dia e, por isso, quem marcar de última hora pode não conseguir fazer o cadastro dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, e ficará de fora do processo eleitoral de 2018.

Ainda segundo Atanazio, haverá novos plantões da Justiça Eleitoral até o encerramento do prazo, e os eleitores terão tempo de sobra para regularizar sua situação.

Para fazer o cadastro, basta levar um documento com foto e um comprovante de residência recente, além do comprovante de quitação militar, no caso de homens entre 18 e 45 anos.

O atendimento acontece no Cartório Eleitoral, na rua Humberto Mattiolli, ao lado da praça Sesquicentenário, no Centro, das 12h às 19h.

Consulte sua situação

Saiba se você está entre os eleitores que tiveram o título cancelado pela Justiça Eleitoral. Basta acessar este link, a partir da página 16 até o final. A lista é por ordem alfabética e apresenta primeiro os eleitores de Botuverá, seguido de Guabiruba e Brusque.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio