Nadador paralímpico de Brusque completa duas semanas de treinamento intenso no México

Matheus Rheine completa segunda semana 'puxada' de treinamentos na cidade de San Luis Potosí

Nadador paralímpico de Brusque completa duas semanas de treinamento intenso no México

Matheus Rheine completa segunda semana 'puxada' de treinamentos na cidade de San Luis Potosí

O nadador paralímpico Matheus Rheine completou no último domingo a segunda semana seguida de treinamentos no México. O brusquense faz parte de um grupo de seis atletas selecionados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para realizar atividades de alto rendimento na cidade de San Luis Potosí. O município mexicano fica a aproximadamente 1,8 mil metros acima do nível do mar. Destes atletas selecionados, somente Rheine é deficiente visual.

O objetivo dos treinos na altitude é potencializar a resistência do atleta durante as provas oficiais que ele disputará este ano. Os exercícios físicos em lugares altos são difíceis devido à falta de oxigênio do ambiente. Se Rheine obter um bom desempenho em San Luis Potosí, provas em locais mais nivelados ao mar serão mais fáceis para o multicampeão. A principal competição do ano à qual o CPB prepara os atletas é o Campeonato Mundial de Natação Paralímpica que será em Glasgow, na Escócia.

O período de treinos no México encerra nesta semana, completando 20 dias fora do país. Rheine viajou com atletas e membros do CPB no dia 25 de janeiro.

Altos e baixos


Acostumado com a vitória após anos dedicados à natação, Rheine é um atleta que cobra muito de si mesmo. Sem se contentar com pouco, o brusquense se frustra ao alcançar tempos abaixo da expectativa, mesmo dentro dos treinamentos.

Após 25 dias de férias entre o fim do ano passado e começo deste, o atleta voltou aos treinamentos e se reapresentou no Centro de Treinamento do CPB, em São Caetano do Sul, no dia 7 de janeiro. Rheine notou a falta de ritmo nos treinos junto com a seleção paralímpica. “Me desliguei totalmente do esporte e engordei nesse período. Agora estou sentido isso”, explica.

No início dos treinos no México, no entanto, tudo apontava para um bom período de atividades. “Tive três dias muito bons. Consegui um ritmo que nunca tinha alcançado em treinos de altitude”. O brusquense já havia nadado em San Luis Potosí em 2013. No ano anterior, pegou mais pesado ainda, treinando em Serra Nevada na Espanha, localidade que atinge 3 mil metros acima do nível do mar.

A partir do quarto dia de treinos, no entanto, Rheine diz que seu desempenho baixou muito. “Não consegui completar nem os treinos mais simples”, explica. Depois disso, o nadador viveu uma inconstância nos treinamentos. Em um dia, o treino era superior, no dia seguinte o cansaço tomava conta e nada dava certo para o brusquense.
Busca de respostas

Rheine e seu treinador Marcelo Sugimori, o Hiro, queriam entender o que levava a esse desempenho irregular. O nadador realizou então alguns exames de sangue para verificar o nível da tireoide – Rheine sofre de hipotireoidismo – e o teste de CPK, que avalia o comportamento do metabolismo.

O resultado não apresentou nada de anormal nos níveis de CPK e tireoide. “Resolvemos começar tudo do zero. Treino de fundamentos mesmo, para avaliar as braçadas, posicionamento do corpo, essas coisas”, afirma Rheine. A atitude deu resultados, e o brusquense diz que terminou a semana com uma ‘volta por cima’. Para esta, que é a última semana de treinos em San Luis Potosí, a expectativa é a melhor possível. “Estou confiante que farei os melhores resultados desde que cheguei aqui. Vou fazer o meu melhor”, diz.

Rheine deixa o México no domingo. Ele chegará a Brusque na próxima segunda-feira. Para o nadador, o retorno ao nível do mar fará bem inclusive em seu rendimento. “A sensação de sair da altitude é muito boa. Os pulmões enchem de ar, eu sinto como se pudesse respirar o mundo”, explica.

Quando voltar, Rheine não terá descanso. O foco será na preparação para o Open Internacional de Natação Paralímpica, realizado na Holanda, entre os dias 2 e 5 de abril.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio