Napoleão Bernardes é mais jovem prefeito de Blumenau

Tucano tem 30 anos e encerra seu cargo de vereador no município

Napoleão Bernardes é mais jovem prefeito de Blumenau

Tucano tem 30 anos e encerra seu cargo de vereador no município

Napoleão Bernardes (PSDB) foi eleito prefeito de Blumenau, no Vale do Itajaí, derrotando Jean Kuhlmann (PSD), que obteve 29,3%. Bernardes tem 30 anos de idade e é o mais jovem eleito para administrar o município, recebendo 70,7% dos votos.

A disputa foi marcada pela cisão entre PSD e DEM. Fundado pelo prefeito Gilberto Kassab em 2011, o novo partido conta, sobretudo, com ex-membros do Democratas. É o caso do atual prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing (PSD).

O PSDB, pertencente à base parlamentar de Kleinübing, ameaçou rachar com o gestor por causa da disputa eleitoral na cidade. Além disso, 29 membros que compunham o governo municipal deixaram seus cargos após o início da campanha e foram acusados, pelo partido opositor, de abandonar a organização da tradicional festa Oktoberfest, que atraiu quase 200 mil pessoas para a cidade neste ano.

A candidatura de Bernardes é justamente apoiada pelo DEM, que indicou seu vice, Jovino Cardoso. Já a coligação do segundo colocado é composta de 11 partidos: PSD, PRB, PTB, PMDB, PSL, PTN, PSC, PR, PPS, PSB e PRP.

Formado em direito, Bernardes já foi apresentador de TV e locutor de rádio. No primeiro turno, a diferença entre os dois foi pequena. Bernardes terminou o pleito com cerca de 38% dos votos. Kuhlmann, com 30%. Além do atual prefeito, Kuhlmann também contou com o apoio do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD).

Uma das polêmicas da campanha foi a proposta de Bernardes para mudar o traçado de uma ponte que será construída para ligar o centro ao norte da cidade. O projeto inicial foi feito pela atual gestão, que afirma ter financiamento já reservado do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O temor é que o dinheiro se perdesse com a alteração no projeto.

Por Clara Roman
Fonte: Folhapress

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio