Nasf promove Dia de Combate ao AVC

Evento aconteceu no Sesc

Nasf promove Dia de Combate ao AVC

Evento aconteceu no Sesc

Quem passou pelo Sesc nesta segunda-feira, 29, pôde aferir pressão arterial, fazer exames de glicose, colesterol e triglicerídeos, além de participar de oficinas de saúde. Essas e outras ações fazem parte do Dia de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), promovido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria de Saúde de Brusque.

Este ano o tema da campanha é “Reerguendo-se após o AVC” e visa mostrar às pessoas que é possível viver com qualidade após o acidente. “A estatística mostra que uma em cada seis pessoas terá um AVC durante a vida e é a doença que mais mata no Brasil”, destaca a fisioterapeuta do Nasf, Karoline Favero.

Ela explica ainda, que 90% dos casos de AVCs estão ligados a alguns fatores de risco. “Uma vida com hábitos saudáveis é a chave para uma saúde melhor. De forma geral, hoje as pessoas estão mais conscientes, buscando por atividades físicas e uma alimentação mais equilibrada”.

Durante a ação, a equipe do Nasf também divulgou o aplicativo para celular “Riscômetro de AVC”, onde as pessoas podem responder um questionário e verificar qual a porcentagem de chance de ter um AVC futuramente. O aplicativo é gratuito.

Previna-se:
Controle a pressão alta;
Faça exercícios físicos moderados cinco vezes por semana;
Tenha dieta saudável e balanceada;
Reduza seu colesterol;
Mantenha um peso adequado;
Pare de fuma e evite exposição ao fumo passivo;
Reduza a ingestão de bebida alcoólica;
Identifique e trate fibrilação atrial.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio