No Dia Mundial da Limpeza, voluntários recolhem lixo das ruas de Brusque

Ação é realizada pelo Coletivo Plantando Água e reuniu cerca de 50 pessoas

No Dia Mundial da Limpeza, voluntários recolhem lixo das ruas de Brusque

Ação é realizada pelo Coletivo Plantando Água e reuniu cerca de 50 pessoas

Cerca de 50 voluntários participaram na manhã deste sábado, 21, do Dia Mundial da Limpeza, em Brusque. A ação foi realizada pelo Coletivo Plantando Água, dentro da proposta Let’s Do It Brasil, que tem por objetivo mobilizar voluntários para a retirada de lixo das cidades e da natureza.

Em Brusque, a ação se concentrou em quatro pontos: nos arredores do pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof; nas proximidades da Unifebe; no Steffen e também no Centro.

Quatro equipes formadas por voluntários passaram a manhã recolhendo todo o tipo de lixo que é jogado nas ruas e que, pelo rio, chega até o oceano.

A organizadora da ação, Vanessa Constansa Becker, lembra que o lixo de rua é uma das grandes causas de poluição do rio Itajaí-Mirim e tem um grande impacto na saúde do planeta. “O lixo da rua vai para o rio, prejudica os animais e vai parar no mar. O volume de lixo sólido nos oceanos já ultrapassou todos os limites razoáveis, então precisamos fazer alguma coisa”, diz.

Vanessa destaca que a ação pode ser considerada por muitos um ato simbólico, entretanto, tem um resultado efetivo, além de servir de exemplo para muitas pessoas. “A partir do momento que um grupo de pessoas se dispõe a limpar o planeta, pode impactar tantas outras. O lixo jogado na rua é um caso sério cultural e de educação, então precisamos fazer a nossa parte e tentar conscientizar o maior número de pessoas”.

Durante a limpeza, os voluntários encontraram todo o tipo de lixo pelas ruas de Brusque. Eles recolheram desde papel de bala, até restos de construção e outros objetos maiores. A quantidade de bituca de cigarro encontrada nas ruas da cidade também chamou a atenção dos participantes.

“Estamos recolhendo as bitucas de cigarro em separado e ao final da ação vamos contabilizá-las. É um número muito grande, em cada cantinho podemos encontrar várias”, diz.

Voluntariado

Alunos do grupo voluntário do Colégio Cônsul Carlos Renaux participaram da ação. Os adolescentes costumam realizar todo tipo de trabalho voluntário e decidiram contribuir com o Dia Mundial da Limpeza em Brusque neste sábado.

O professor Nathan Krieger diz que o grupo se sentiu bastante motivado ao saber da ação. Eles ficaram impressionados com a quantia de lixo que conseguiram recolher durante a manhã.

“Essa é uma ação muito importante e mostra uma realidade muito cruel que estamos vivendo. As pessoas jogam o lixo na rua e não tem consciência do quanto impacta na natureza”, diz uma das voluntárias, Martina Bellotto, 14 anos.

Um grupo de alunos da Unifebe também participou da ação, recolhendo o lixo jogado nas proximidades da instituição e também em parte do bairro Santa Rita.

Destino correto

O Dia Mundial da Limpeza iniciou em 2008, em Estocolmo, na Suécia, e, em Brusque, é a segunda vez que é realizado. A ação acontece simultaneamente em 1,2 mil municípios brasileiros, inclusive Blumenau e Botuverá.

O Samae é um dos parceiros da ação e se comprometeu em levar todo o lixo recolhido até o aterro da Recicle, onde será dada a destinação correta.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo