GALERIA – Alunos da escola Padre João Stolte assistem a filme sobre cultura do dialeto bergamasco de Botuverá no cinema
Filme foi produzido pelo jornal O Município
Estudantes da escola Padre João Stolte, em Botuverá, foram recebidos no Cine Gracher da Havan na manhã desta terça-feira, 30. Eles acompanharam a primeira sessão do filme “Botuverá: Terra dos Bergamascos”, produzido pelo jornal O Município.
O filme mostra como a comunidade de Botuverá valoriza a cultura do dialeto bergamasco, uma “língua local” trazida pelos imigrantes italianos e falada até os dias atuais na cidade.
Serão realizadas outras três sessões, exclusiva para alunos, professores e convidados. A exibição na manhã desta terça foi destinada aos estudantes do Ensino Médio matutino da escola Padre João Stolte.
Botuverá: Terra dos Bergamascos, como série de documentários produzida em 2023 e 2024, está disponível no YouTube. Na plataforma, está dividida em 16 episódios, que duram em torno de dez minutos cada. Cada episódio busca explorar, de forma detalhada, um aspecto específico do cultivo da cultura ítalo-bergamasca de Botuverá.
A ação cultural "Cine Educação – Botuverá: Terra dos Bergamascos", que leva os adolescentes ao cinema, é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
Confira a galeria de fotos da primeira sessão
Assista agora mesmo!
Onde o Centro começou: relembre as transformações da praça Barão de Schneeburg, em Brusque:
Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias