Ir para o conteúdo

GALERIA – Festa do Búfalo movimenta fim de semana em Guabiruba

Evento reuniu mais de 150 participantes de diferentes cidades em um grande banquete

Guabiruba foi palco de um encontro singular no último sábado, 4, quando o aroma da carne assada tomou conta do ar no bairro Pomerânia e marcou a realização da Festa do Búfalo, na Chácara Valdeci Boiadeiro.

*Confira a galeria de fotos no fim da edição


O evento reuniu cerca de 150 pessoas, vindas não apenas de Guabiruba, mas também de Brusque, Blumenau, Nova Trento, Gaspar e Botuverá.

Nesse contexto, cavaleiros, carroceiros e famílias inteiras se encontraram em um ambiente que mesclou tradição, hospitalidade e celebração.

A família de Valdeci Boiadeiro, anfitriã da festa, representa então o coração acolhedor de Guabiruba/Foto: Ciro Groh/O Município

O início em Guabiruba


A confraternização nasceu de forma simples, ainda em 2020, quando a primeira edição aconteceu em torno de um porco assado.

Contudo, a experiência se mostrou tão marcante que, com efeito, abriu caminho para um novo capítulo: a Festa do Búfalo.

Companheirismo e tradição então selados sob o céu de Guabiruba/Foto: Ciro Groh/O Município

A festa em Guabiruba


O público, nesse sentido, pôde sentir de perto não apenas o sabor da carne cuidadosamente preparada, mas também o calor humano que permeou cada instante do encontro.

Sobretudo, a ocasião foi marcada pela presença constante de amigos que já se reúnem com frequência nos fins de semana na chácara.

Ademais, a reunião demonstrou como o espaço se consolidou ao longo do tempo como um verdadeiro ponto de encontro regional, em que a cultura campeira se entrelaça à convivência comunitária.

Elegância campeira em sintonia com o espírito da festa

O anfitrião


O anfitrião, Valdeci Gomes Ferreira — conhecido como Valdeci Boiadeiro —, abriu novamente as portas de sua propriedade para transformar a festa em um momento de partilha e memória.

A trajetória dele, profundamente ligada às tradições do campo, ficou refletida não apenas na hospitalidade, mas também no ambiente repleto de símbolos culturais, como os mais de 2 mil canecos de chope reunidos em um espaço dedicado à memória de sua mãe.

Nesse contexto, cada detalhe pareceu carregar um sentido especial. Com efeito, o encontro ultrapassou a ideia de uma simples festa.

Tornou-se, assim, uma celebração coletiva, em que o tilintar dos copos, as risadas ecoando pelo pátio e o trotear dos cavalos se uniram como metáforas vivas da união entre tradição e amizade.

Cercado por amigos, Valdeci é então o centro da celebração/Foto: Ciro Groh/O Município

Guabiruba consolida encontro


No fim do evento, ficou evidente que a Festa do Búfalo se consolidou como um marco no calendário de confraternizações da região.

Além disso, reuniu pessoas de diferentes cidades em torno de um mesmo propósito: manter viva a chama da cultura e do encontro.

Cavalos então repousam onde a tradição faz morada/Foto: Ciro Groh/O Município

As bela fotos


Para quem deseja reviver cada detalhe, a edição disponibiliza, após os anúncios, uma galeria especial de imagens que registram a essência do evento em toda a sua riqueza.


Galeria após o apoio comercial

*São eles que mantém este trabalho/Clique e saiba mais

Oferecimento:








Leia também: 1. Guabiruba então revive memórias e celebra raízes na 45ª Kohlerfest
2. GALERIA – Clube de Brusque então vira palco de celebração na 20ª Freundenfest


Galeria de fotos


*Créditos: Ciro Groh/O Município >>



Ajude a manter este trabalho do Blog do Ciro Groh, contribuindo então com qualquer valor via Pix, através do CPF chave: 57029768949




Ajude a manter este trabalho do Blog do Ciro Groh, contribuindo então com qualquer valor via Pix, através do CPF chave: 57029768949

Receba, pois, diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e então enviar uma mensagem com OK