Ir para o conteúdo

Guabiruba celebra fé e tradição em missa na língua dos antepassados

Hinos interpretados pelo grupo Alemão em Canto despertaram sentimentos profundos, reforçando a herança cultural

A fé e a herança germânica se encontraram de forma comovente na noite de segunda-feira, 22, quando a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no Centro de Guabiruba, recebeu uma missa celebrada integralmente em língua alemã.

*Confira a galeria de fotos no fim da edição


A igreja, repleta de fiéis, foi palco de uma celebração marcada pela devoção e pelo resgate das tradições que moldaram a identidade cultural do município.

Presidida pelo padre Mariano Weizenmann, do Convento Sagrado Coração de Jesus – Brusque, e concelebrada pelo pároco Marílton Nuss, com a presença do diácono Edinalte Elias de Souza, a missa trouxe leituras, evangelho, orações e cânticos no idioma dos antepassados.

Nesse contexto, a equipe de apoio projetou os textos nos telões para que todos pudessem acompanhar.

Ainda assim, muitos dispensaram a tradução, já que, para grande parte da comunidade, o idioma germânico permanece vivo na memória e no coração.

Leitura inicial então ecoa pela igreja enquanto o telão exibe as palavras em alemão ao fundo/Foto: Ciro Groh/O Município

Grupo Alemão em Canto de Guabiruba


Durante a celebração, um dos momentos mais emocionantes foi a participação do grupo Alemão em Canto, que abrilhantou a liturgia com sua quarta apresentação em missas, desde a fundação em 2011.

As 32 vozes do grupo, que se reúnem semanalmente para então ensaiar e preservar cantos e costumes germânicos, deram um tom de profunda emoção aos hinos e cânticos.

Com efeito, não foram poucos os olhares marejados ao longo da celebração, evidenciando a emoção que tomou conta de todos.

Ao final, os integrantes foram calorosamente aplaudidos, em reconhecimento à beleza e à sensibilidade de sua apresentação.

Em clima de confraternização, o grupo Alemão em Canto então registra o momento/Foto: Ciro Groh/O Município

Agenda repleta


Com agenda sempre cheia, o Alemão em Canto é presença frequente em eventos culturais de Guabiruba e Brusque — entre eles, a Fenarreco e festas típicas como as que celebram o personagem Pelznickel.

Mas, em missas, a apresentação desta segunda-feira foi especial, um raro encontro entre espiritualidade, memória e tradição.

União familiar então reflete a força das tradições mantidas na celebração/Foto: Ciro Groh/O Município

Fé e tradição em Guabiruba


A participação expressiva da comunidade pois, confirmou que, em Guabiruba, a fé não está dissociada das raízes germânicas.

Mais que uma celebração litúrgica, a missa tornou-se um símbolo de continuidade, mantendo viva a herança espiritual e cultural transmitida pelos imigrantes.

Frater Cleiton Froehner, Convento Sagrado Coração de Jesus – Brusque, e Maria Tereza Papa, de São Paulo, registram o momento/Foto: Ciro Groh/O Município

As lindas fotos


Para reviver cada detalhe desta noite marcada por devoção e emoção, confira a galeria de fotos ao final desta edição, após os anúncios.

As imagens registram, com clareza e sensibilidade, os instantes que tornaram esta celebração mais um capítulo memorável na rica história de fé e tradição de Guabiruba.


Galeria após o apoio comercial

*São eles que mantém este trabalho/Clique e saiba mais

Oferecimento:








Leia também: 1. Guabiruba então acolhe reencontro emocionante entre ex-alunos da Escola João Boos
2. Guabiruba então celebra a natureza em cenas da 21ª Exposição de Orquídeas


Guabiruba em fotos


*Créditos das imagens: Ciro Groh/O Município >>



Ajude a manter este trabalho do Blog do Ciro Groh, contribuindo então com qualquer valor via Pix, através do CPF chave: 57029768949




Ajude a manter este trabalho do Blog do Ciro Groh, contribuindo então com qualquer valor via Pix, através do CPF chave: 57029768949

Receba, pois, diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e então enviar uma mensagem com OK