Ir para o conteúdo

Igreja lotada em Brusque celebra encerramento do 8º Acampamento Mirim

Galeria fotográfica revela instantes da celebração que palavras não conseguem traduzir

A Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro Guarani, em Brusque, foi palco da celebração que marcou o encerramento do 8º Acampamento Mirim e reuniu grande número de participantes e familiares.

*Confira a galeria de fotos no fim da edição


A missa ocorreu no domingo, 23, com início às 17h, presidida pelo padre Gilberto Moisés B. Mittelstaed, diretor do Seminário São José de Rio Negrinho, na região do Planalto Norte de Santa Catarina.

Padre Moisés, como é mais conhecido, também atuou como orientador espiritual ao longo dos três dias de retiro, conduzindo os momentos de fé e reflexão vividos pelos participantes.

 Igreja lotada


O templo esteve completamente lotado, com fiéis distribuídos pelos bancos, corredores laterais e até na área externa.

Nesse contexto, os cânticos que ecoavam pelas paredes emocionaram o público e intensificaram a expectativa pelo reencontro com as crianças e pré-adolescentes.

Ao final da celebração, os abraços e reencontros reforçaram a dimensão afetiva e espiritual da experiência vivida pelos mirinistas.

Sobretudo, o 8º Acampamento Mirim reuniu 117 participantes entre 11 e 13 anos, todos já tendo realizado a Primeira Comunhão.

Um ângulo amplo que então destaca a igreja cheia e a força da devoção coletiva/Foto: Ciro Groh/O Município

Igreja e família


O encontro, promovido entre os dias 21 e 23 de novembro em um sítio de Botuverá, teve como tema Família, Presente de Deus, destacando então a relevância da instituição familiar para a formação cristã.

Com efeito, o lema Eu Sou Um Sonho de Deus orientou as atividades e contribuiu para o fortalecimento da espiritualidade e da convivência fraterna ao longo do acampamento.

Padre Moisés então traduz o compromisso espiritual do evento/Foto: Ciro Groh/O Município

Força do voluntariado


Ademais, a estrutura montada para o evento envolveu uma força expressiva de trabalho.

Foram 195 voluntários na equipe interna e cerca de 200 na equipe externa, assegurando que todas as etapas transcorressem com organização, segurança e apoio constante aos participantes.

A atuação de grande parte dos voluntários em família reforçou o propósito central do encontro e evidenciou o compromisso comunitário que sustenta o movimento.

Segundo a organização, o resultado foi considerado plenamente satisfatório em razão do amadurecimento espiritual e da vivência comunitária demonstrados pelos novos mirinistas.

Nesse panorama, uma semana antes havia sido promovido o 7º Acampamento Mirim, também marcado por intensa participação, evidenciando o impacto do movimento sobre a juventude católica da região e a expansão contínua das atividades.

Um retrato da alegria que então move a força jovem do 8º Acampamento Mirim/Foto: Ciro Groh/O Município

Modalidades para todos


O movimento de acampamentos, por sua vez, abrange outras faixas etárias e diversos caminhos de fé, reunindo participantes em diferentes etapas da vida cristã.

A Formação de Adolescentes Cristãos (FAC), é destinada a adolescentes de 14 a 17 anos; o Juvenil contempla jovens solteiros de 18 a 29 anos; o Acampamento de Casais é direcionado a católicos casados na Igreja ou que convivem há mais de três anos; enquanto o Sênior reúne participantes acima de 30 anos.

Recentemente, também foi realizada a primeira edição do Sênior 2, voltado a quem já participou da modalidade e busca aprofundar a experiência espiritual.

Com efeito, para integrar qualquer uma das modalidades é necessário pertencer à forania de Brusque, Botuverá ou Guabiruba e preencher a pré-ficha de inscrição disponível no site do movimento.

O documento deve ser entregue na secretaria da paróquia correspondente.

O grupo mantém ainda presença ativa nas redes sociais, com atualizações e informações disponibilizadas no perfil @acampamentosbrusque.

Um momento de união familiar em meio ao clima especial do encontro/Foto: Ciro Groh/O Município

Igreja em missão


Dessa forma, o 8º Acampamento Mirim encerrou-se com êxito, consolidando sua missão de fortalecer a fé, promover a convivência fraterna e ressaltar o papel da família como presente divino.

A missa de encerramento, pois, marcada por forte emoção e simbolismo, culminou uma experiência que permanecerá como referência na formação espiritual dos participantes.

Jovens mirinistas seguem pela rampa então envolvidos pela energia do cordão humano/Foto: Ciro Groh/O Município

As belas fotografias


A narrativa contida nesta pauta expõe a intensidade da celebração, mas é nas imagens que se revela a plenitude do momento.

Portanto, a galeria fotográfica, disponível ao fim da edição após os anúncios, traduz com fidelidade aquilo que a escrita apenas sugere, mostrando os instantes mais marcantes da missa de encerramento do 8º Acampamento Mirim.


Galeria após o apoio comercial

*São eles que então mantém este trabalho/Clique e saiba mais

Oferecimento:








Leia também: 1. Brusquense então celebra 25 anos no turismo após superar 500 viagens
2. VÍDEO – Brusquense então escolhe a Itália para viver seu sonho em meio às Dolomitas


Igreja lotada em fotos


*Créditos: Ciro Groh/O Município >>



Ajude a manter este trabalho do Blog do Ciro Groh, contribuindo com qualquer valor via Pix, através do CPF chave: 57029768949 




Ajude a manter este trabalho do Blog do Ciro Groh, contribuindo com qualquer valor via Pix, através do CPF chave: 57029768949

Receba, pois, diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e então enviar uma mensagem com OK