Ir para o conteúdo

Prefeitura pretende instalar semáforos inteligentes em 30 cruzamentos de Brusque

Equipamentos serão instalados com custo estimado de R$ 6 milhões

A Prefeitura de Brusque pretende instalar semáforos inteligentes no município. O projeto é um dos braços da Parceria Público-Privada (PPP) de Cidades Inteligentes. O investimento gira em torno de R$ 6 milhões.

Os novos equipamentos terão a função de identificar os horários e pontos de maior fluxo de veículos, ajustando automaticamente o tempo de sinalização para organizar melhor o tráfego. Ou seja, o tempo que o semáforo fica verde ou vermelho depende da quantidade de veículos na via naquele momento.

Semáforos inteligentes


O secretário de Parcerias, Concessões e Convênios, José Henrique Nascimento, explica que haverá uma câmera nos semáforos que permitirá a identificação de veículos e placas, e permitir uma capacidade maior de gerir a mobilidade urbana do município.

Ele explica que o sistema já é implantado em outras cidades de Santa Catarina, mas que a PPP é a primeira do Brasil a incluir diversas iniciativas dentro de um só pacote. “Essas e outras iniciativas tendem a gerar um grande valor agregado ao município”.

“Há cruzamentos que são prioritários para a substituição, mas solicitamos a troca de todos os cruzamentos da cidade e mantemos a expectativa de que essa demanda seja atendida”, afirma o secretário de Trânsito e Mobilidade, Emerson Luiz Andrade.

Equipamentos também serão instalados na avenida Cônsul Carlos Renaux. Foto: João Henrique Krieger/O Município

O edital da PPP conta com uma lista de 76 pontos de semáforos inteligentes, o que significa que há cruzamentos que dependem de mais de um equipamento. A área central do município é o foco dos semáforos.

Deverão ser instalados 82 semáforos em 30 cruzamentos de Brusque. Há cruzamentos onde deverão ser instalados mais de um semáforo. Haverá equipamentos nas ruas Felipe Schmidt, Hercílio Luz, João Bauer, Gustavo Halfpap, Ernesto Bianchini e Padre Antônio Eising.

Também serão instalados semáforos inteligentes nas nas avenida Cônsul Carlos Renaux, Getúlio Vargas, Barão do Rio Branco, Otto Renaux, Lauro Muller e Primeiro de Maio. As rodovias Antônio Heil e Gentil Batisti Archer também estarão inclusas na lista.

José cita o cruzamento da avenida Otto Renaux, que chega a ficar fechado mesmo sem nenhum tráfego de veículos. Outro é o cruzamento em frente à Caixa Econômica Federal, no Centro, que apresenta problemas recorrentes.

Confira alguns dos pontos em que os semáforos estarão:


 

Licitação e prazos


José explica que toda a documentação está em chamada pública até esta quarta-feira, 2. Depois desse período, a prefeitura fará ajustes para, até o dia 15, encaminhar toda a documentação para o Tribunal de Contas.

A licitação deve ser realizada entre outubro e novembro deste ano. A previsão é que em seis meses todos os semáforos sejam substituídos.

O secretário diz que a empresa vencedora irá também instalar as câmeras nos semáforos, além de trocar os equipamentos, o que, de acordo com José, barateia a operação. “Isso facilita também e se torna uma vantagem competitiva”, diz.


Assista agora mesmo!


Como surgiu e o que restou da primeira usina elétrica da região, criada em 1913 em Guabiruba:


Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias