Nova Beira Rio tem primeira experiência como canal extravasor de cheias; prefeito avalia obra

Ari Vequi afirma que não foram registrados danos na nova estrutura

Nova Beira Rio tem primeira experiência como canal extravasor de cheias; prefeito avalia obra

Ari Vequi afirma que não foram registrados danos na nova estrutura

Pela primeira vez desde a abertura em setembro, a avenida Governador Luiz Henrique da Silveira, a nova Beira Rio, passou por uma primeira experiência como canal extravasor e de contenção de cheias. O rio Itajaí-Mirim saiu da calha na tarde desta terça-feira, 12, avançando sobre o trecho recém inaugurado.

Durante a madrugada desta quarta-feira, 13, o nível do rio estabilizou. De acordo com o prefeito de Brusque, Ari Vequi (MDB), o primeiro teste da nova Beira Rio é visto de forma positiva pela prefeitura.

“Foi muito positiva a avaliação, em comparação com aquilo que tínhamos ano passado com o que vimos nesta terça. É claro que é um primeiro ‘teste’, digamos assim, mas pela primeira vez que colocou água em cima da obra após inaugurada, ela funcionou bem”, afirma o prefeito.

“Água veio rápido e saiu rápido”

Ari Vequi destaca também o prolongamento em cerca de 16 metros no trecho próximo ao Corpo de Bombeiros, o que, segundo ele, foi fundamental para auxiliar na vazão d’agua de forma rápida.

“Se não tivesse este prolongamento, provavelmente teria enchido mais a margem esquerda. Ali para baixo a água atingiu [a margem esquerda] próximo à Fischer e Sancris, minimizando também o estrago na margem direita”, diz.

Sem danos na estrutura

Ele afirma ainda que não foram registrados danos materiais na nova Beira Rio, com exceção de pedras e barro que apareceram na pista após o nível do rio baixar. Além disso, a limpeza no local já foi realizada. Ari Vequi confirma, ainda, que o primeiro teste da avenida como canal extravasor foi “bem avaliado” pelo governo municipal.

“De infraestrutura [a cheia] não afetou, com exceção de barros e pedras que ficaram no local, mas nada que mexesse com a estrutura da obra. Então para um primeiro teste, a margem esquerda foi bem avaliada. Está aprovada. Esse foi um dos motivos que ela foi construída também, dando uma vazão maior d’agua”, finaliza.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo