Nova empresa assume direção do pronto atendimento do Hospital e Maternidade de Brusque

Horus Saúde, de Blumenau, é a responsável por gerenciar o serviço de urgência e emergência desde o dia 1º

Nova empresa assume direção do pronto atendimento do Hospital e Maternidade de Brusque

Horus Saúde, de Blumenau, é a responsável por gerenciar o serviço de urgência e emergência desde o dia 1º

O pronto atendimento do Hospital e Maternidade de Brusque (HEM) está funcionando normalmente desde o dia 1º de fevereiro. O retorno das atividades aconteceu exatos 20 dias após o anúncio da suspensão temporária dos serviços de urgência e emergência da unidade hospitalar.

A empresa Horus Saúde, de Blumenau, assumiu o comando do pronto atendimento do HEM, o que possibilitou a reabertura dos serviços. Agora, o hospital volta a ter o plantão clínico – 24 horas por dia, sete dias por semana – para atendimento particular e de convênios.

Emergência está funcionando para atendimento adulto por 24 horas, sete dias por semana / Foto: Bárbara Sales
Emergência está funcionando para atendimento adulto por 24 horas, sete dias por semana / Foto: Bárbara Sales

De acordo com o coordenador da emergência, Bruno Kelmer, o atendimento é voltado para emergência geral adulta, ou seja, qualquer pessoa com mais de 14 anos que apresentar um caso de urgência ou emergência pode ir até o pronto-atendimento do HEM para ser atendido. “Assumimos a emergência adulta. Qualquer pessoa que nos procurar, acima de 14 anos, será atendido, independente da especialidade”, diz.

Kelmer ressalta que a suspensão do pronto atendimento no início do ano se deu por falta de acordo entre a antiga empresa responsável pela emergência e o hospital. “O hospital precisava de um serviço sustentável e o acordo atual não gerava esta sustentabilidade, então houve a necessidade de renegociação e a falta de acordo entre as partes culminou na rescisão do contrato e numa desassistência do serviço de emergência. Nesse meio tempo foi negociado com a nossa empresa e nós entramos em um acordo que ficou bom para ambas as partes”.

Segundo ele, a Horus Saúde tem um foco diferenciado. “Agora que foi fechado o acordo, temos que mostrar serviço. Temos um foco diferente da empresa anterior e muito mais alinhado com os interesses do hospital. Estamos aqui para prestar um bom serviço para a população”.

A equipe responsável pelo atendimento de emergência foi renovada e, segundo o coordenador, o foco é a resolutividade. “Estamos num processo contínuo de busca por excelência. O paciente de plano de saúde e particular tem muito mais facilidade que o paciente SUS, então, conseguimos solucionar com mais facilidade alguns problemas. Vamos usar dessas facilidades para o paciente entrar via emergência e ter um encaminhamento para a resolução final do problema”.

Hoje, o atendimento na emergência é feito por um médico, mas a equipe conta com 12 profissionais que se revezam durante os plantões. “Por enquanto, o movimento está bem baixo, mas conforme a demanda for aumentando, o número de médicos no plantão será adaptado”, destaca.

 

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