Nova Trento investe no combate ao mosquito borrachudo

Coordenadores de comunidades receberam produto que combate o inseto

Nova Trento investe no combate ao mosquito borrachudo

Coordenadores de comunidades receberam produto que combate o inseto

Os coordenadores voluntários das principais comunidades do interior de Nova Trento receberam na tarde desta terça-feira, 2 de abril, uma nova remessa do produto BTI (Bacillus Thurigensis variedade Israelense) que, aplicado em pontos estratégicos, combate o mosquito borrachudo. O produto foi adquirido numa parceria do poder público municipal com as comunidades. A aplicação do produto se intensifica entre os meses de dezembro e maio, quando as altas temperaturas, somado a água limpa e corrente provocam a proliferação do inseto.

A extensionista da Epagri local, Cinelândia Maria Venier Cipriani fez uma breve explanação sobre o mosquito borrachudo, sanando algumas dúvidas sobre a proliferação. Ela alertou os líderes das comunidades sobre as questões de higiene e limpeza. “Sabemos que a quantidade de mosquitos aumenta quando há maior número de matéria orgânica nos rios, principalmente quando os moradores instalam chiqueiros ou galinheiros próximos aos rios, quando ocorre desmatamento, uso de pesticidas agrícolas, poluição. É disso que os mosquitos se alimentam”, explicou Cinelândia, que incentivou a limpeza dos rios no interior e no centro de Nova Trento, pelo menos a cada dois meses ou após as enxurradas. A limpeza aliada ao produto aplicado, garante a eficácia do combate.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Saulo Roberto Voltolini destacou que o sucesso da campanha de combate ao borrachudo só é possível graças às parcerias. “É uma grande parceria: os coordenadores das comunidades, que recebem capacitação para aplicar o produto, juntamente com a Secretaria e a Epagri local que oferecem todo suporte”.

O prefeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini e o vice-prefeito, Josemar Guilherme Franzoi participaram do ato de entrega do produto BTI aos líderes das comunidades. Voltolini também agradeceu a parceria da comunidade e da Epagri, parabenizando o comprometimento dos coordenadores na aplicação do produto. “Estamos estabelecendo contato direto com o Governo do Estado e Governo Federal, buscando recursos para melhorar a situação dos agricultores do interior do município”, assinalou o prefeito.



Fonte: Assessoria de imprensa – Prefeitura de Nova Trento

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio