Conteúdo exclusivo para assinantes

Novo Plano Diretor de Guabiruba deve ficar pronto até o fim de 2018

Prefeitura elabora mudanças no zoneamento e no perímetro urbano

Novo Plano Diretor de Guabiruba deve ficar pronto até o fim de 2018

Prefeitura elabora mudanças no zoneamento e no perímetro urbano

A revisão do Plano Diretor de Guabiruba deverá ficar pronta para ser aprovada pela Câmara de Vereadores até o fim deste ano. O novo documento preverá mudanças no zoneamento da cidade e no perímetro urbano, por exemplo, e por isso é considerado fundamental para ordenar o desenvolvimento.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura, William Schlindwein, a equipe técnica da prefeitura trabalha em cima do novo Plano Diretor. A previsão é terminar o trabalho até julho.

No segundo semestre, o Plano Diretor deverá ser submetido às audiências públicas. O próximo e último passo é a aprovação pela Câmara.

Schlindwein diz que o atual plano vale até o fim deste ano. Poderia ser prorrogado, mas a prefeitura quer atualizar as informações contidas nele e traçar como será a Guabiruba do futuro.

Há mudanças importantes, por exemplo, o zoneamento. Ele determinará em quais áreas é possível construir edifícios e de qual altura. Também contará em quais zonas (não necessariamente bairros) serão permitidos cada tipo de construção.

Segundo o secretário de Planejamento, o perímetro urbano sofrerá pouca alteração, e somente ajustes para a regularização de algumas áreas.

O Plano Diretor também conterá delimitações sobre Áreas de Preservação Permanente (APP), ciclovias e aberturas de novas ruas. O documento é dividido em vários eixos e deve guiar o desenvolvimento de Guabiruba por vários anos.

O plano deverá levar em conta, também, o Plano de Desenvolvimento de Turismo, elaborado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC). Nele constam algumas intervenções importantes para tornar a cidade mais integrada regionalmente e possibilitar a chegada de mais visitantes.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio