Número de candidatos a vereador aumenta quase 50% em Brusque

São mais de 260 postulantes a uma das 15 vagas na Câmara; conheça o perfil dos candidatos

Número de candidatos a vereador aumenta quase 50% em Brusque

São mais de 260 postulantes a uma das 15 vagas na Câmara; conheça o perfil dos candidatos

Após terem sido fechados os registros de candidatura, foram confirmados 262 candidatos a vereador no município. O número, que pode reduzir, caso alguém desista ou tenha a candidatura barrada pela Justiça, é 46,3% maior do que na última eleição municipal, realizada em 2012, quando 179 eleitores se candidataram a vereador.

O número de candidatos aumentou por dois motivos diferentes. O primeiro foi a criação de novos partidos. O SD, por exemplo, lançará 17 candidatos a vereador nesta eleição; a sigla não havia participado em 2012. PEN, PROS e PPL também não participaram em 2012 e, nesta eleição, lançarão, juntos, 22 candidatos.

O DEM, com 29, é o partido que mais tem candidatos a vereador, seguido pelo PMDB, com 24, e pelo PSDB, com 23. Na outra ponta, PPL e PSL lançaram um nome cada.

A mudança na lei eleitoral também estimulou os partidos a lançarem mais candidaturas. Na minirreforma eleitoral aprovada no ano passado, o Congresso buscou desestimular as coligações entre partidos, o que fez com que eles lançassem nominatas maiores de candidatos a vereador.

Antes da mudança, os partidos que se coligavam com outras legendas podiam lançar um número maior de candidaturas do que os que não se coligaram. Agora, a nova regra estipulou o nivelamento: partidos que saem sozinhos podem lançar o mesmo número de candidatos do que os de uma coligação.

Com isso, a disputa por uma das 15 cadeiras do Legislativo brusquense fica mais acirrada: 17 candidatos por vaga. Em 2012, a disputa era bem menor: 11 candidatos para cada vaga.

Perfil dos candidatos brusquenses

Conforme os dados dos candidatos a vereador divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato de Brusque, na média geral, é homem, branco, casado, tem Ensino Médio completo e entre 35 e 39 anos.

Segundo o TSE, quase 30% dos candidatos a vereador concluiu a faculdade. A imensa maioria se declara branca (quase 90%), sendo que apenas quatro candidatos se declararam negros.

A participação feminina ficou no limite do que é estipulado pela legislação eleitoral. São 81 mulheres candidatas a vereadora, número que representa 30,92% do total de candidatos. A lei eleitoral estabelece a cota mínima de 30% de participação feminina.

Faixa etária

Jovens entre 18 e 29 anos são minoria entre os candidatos. Nesta eleição, eles representam cerca de 10% do total de candidaturas. A candidata mais jovem é Adrielle Day, do PMDB, de 18 anos. Ela é vendedora e natural de Brusque.

Idosos também compõem uma fatia mínima dos postulantes à Câmara de Vereadores. São pouco mais de 3% os candidatos na faixa de idade entre 65 e 74 anos. O candidato a vereador mais velho nesta eleição é Célio Fischer (PSC), aposentado natural de Brusque, que completa 74 anos no dia 29 deste mês.

Ocupação

A maior parte dos 262 candidatos a vereador teve a ocupação classificada como “outros”, quando a atividade não consta na classificação oficial do governo federal. Depois disso, a maioria é de empresários (22). Na sequência vêm os servidores públicos (15), aposentados (14) e comerciantes (13).
VAREADORES


VAREADORES - Cópia


 

 

 

VAREADORES - Cópia - Cópia


 

VAREADORES - Cópia - Cópia - Cópia

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio