Quem sabe a importância da prática de exercícios físicos para a saúde, mas não é fã de musculação e exercícios geralmente praticados na academia, tem no Pilates uma alternativa para manter o corpo saudável e em movimento.

O método, criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967), busca o equilíbrio entre o condicionamento físico e mental e, a cada dia, ganha mais adeptos já que traz benefícios como o alívio de dores crônicas, ganho de força muscular, flexibilidade, reeducação dos movimentos , consciência corporal além de melhorar a mobilidade das articulações e a postura.

De acordo com a coordenadora técnica do Nunna Lumière Espaço Saúde, fisioterapeuta e mestranda do laboratório de Postura e Equilíbrio da Udesc, e professora do Programa de Terapia Manual da mesma instituição, Erica Aguiar, não há contra-indicações para a prática do Pilates, desde que observadas as particularidades de cada paciente.

“Aqui na clínica nossas fisioterapeutas têm o cuidado de fazer avaliação para verificar se há alguma alteração na mecânica corporal do paciente. Os exercícios são específicos para cada um, levando em consideração, sempre, suas necessidades”.

Por privilegiar exercícios de baixo impacto e poucas repetições, a técnica proporciona resultado eficaz com menor desgaste dos músculos e articulações. “Os movimentos parecem fáceis, mas demandam muita concentração, respiração adequada. Tudo é feito de forma lenta, mas intensa”.

No Nunna Lumière, o Pilates é trabalhado seguindo o raciocínio do método Busquet, o grande diferencial do método é integrar toda a anatomia da cabeça aos pés, por isso, antes de o paciente iniciar as aulas, se faz uma avaliação geral para identificar se há algum tipo de desequilíbrio no organismo, assim, é possível tratar o foco da dor e se alcançar resultados melhores. “Se a pessoa chega com dores no joelho, avaliamos o todo para identificar o desequilíbrio que está gerando essa sensação de desconforto”, explica Erica.

A fisioterapeuta destaca que o Pilates é muito utilizado na reabilitação de patologias ortopédicas e no tratamento de alterações de coluna, mas também é bastante procurado por atletas que buscam melhorar o seu rendimento.

Ana Isabel da Silva Santos, 53 anos, passou por uma artroplastia total de quadril, que é a troca das articulações há cerca de um ano e meio. Para a recuperação, ela necessitava de sessões de fisioterapia. “Começamos a fazer fisioterapia e com 15 dias eu estava deixando o andador e com mais ou menos um mês sai das muletas. Com dois meses de fisioterapia eu já estava trabalhando no meu horário normal. Depois de seis meses de cirurgia, continuei procurando os serviços e fui apresentada ao Pilates. Hoje, realizo Pilates duas vezes por semana e me sinto cada dia mais independente e o mais importante, praticamente sem dores”.

A clínica oferece aulas de Pilates de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. As fisioterapeutas Thielen Rubia de Amorim e Ariana Stofela, altamente treinadas em tratamento de dor, atuam exclusivamente com o método, que no Nunna Lumière é praticado individualmente ou em dupla. “Prezamos pela qualidade do atendimento, por isso, trabalhamos com aulas personalizadas, com, no máximo, duas pessoas na sala, pois por serem realizados movimentos complexos, utilizando o corpo todo, a fisioterapeuta precisa acompanhar atentamente todos os exercícios para evitar lesões”.

As aulas têm duração de uma hora e são realizadas com o auxílio dos aparelhos tradicionais do Pilates como as bolas, elásticos, pesos, cadillac, reformer, barrel e chair, que desafiam os pacientes a superarem seus limites em busca de uma vida saudável e sem dor.

O espaço de saúde Nunna Lumière fica localizado na rua Pedro Werner, nº 71,
Sala 201, Centro II em Brusque. Contatos podem ser feitos pelo fone: (47) 3354-1872 ou (47) 99749-0307.

Outras especialidades

Além do pilates, o Nunna Lumière atua com osteopatia, reeducação postural, liberação miofascial, fisioterapia ortopédica, microfisioterapia, estética facial e corporal e personal trainer.