O Brusque pode subir para a Série C neste ano?

O Brusque pode subir para a Série C neste ano?

Desde que retornou para a elite do Campeonato Catarinense, em 2016, o Brusque vem participando continuamente do Brasileirão Série D por meio da vaga do estadual. A história se repetiu nas três edições até aqui: o time conseguiu a classificação da primeira fase como segundo colocado, decidiu a vaga para a etapa seguinte fora de casa e foi eliminado.

Depois deste roteiro praticamente idêntico e seguido à risca nos últimos três anos, a torcida se pergunta: será que é possível, em 2019, enfim subir para a tão sonhada Série C do Brasileirão? Para chegar à resposta é preciso refletir sobre as situações das últimas participações do Brusque, e se houve algum tipo de mudança de postura de lá para cá.

Veja também:
Unimed anuncia construção de hospital em Brusque

Prefeitos querem garantia de verbas em parceria para manutenção de rodovias estaduais

Brusque Futebol Clube tem R$ 90 mil da verba da Copa do Brasil bloqueados

 

Em 2016, sob o comando do técnico Mauro Ovelha, o Brusque só conseguiu a vice-liderança e classificação na última rodada. Com o segundo lugar, jogou fora de casa contra o São Bento (SP) a segunda partida e foi eliminado pelo placar simples, 1 a 0, após empatar em 0 a 0 no Augusto Bauer. No ano seguinte, nova vice-liderança, e eliminação pelo placar qualificado para o São José (RS): 2 a 1 em casa e 1 a 0 fora. Em 2018, foi o Tubarão que eliminou o Brusque nos pênaltis na Cidade Azul.

É importante notar como foi ruim ao clube decidir fora de casa. Longe de sua torcida, sofrendo a pressão, o time não avançou. O primeiro passo para mudar este panorama, portanto, é focar em fazer uma grande campanha dentro de um grupo considerado fraco, avançando como líder e trazendo a decisão da vaga para o Gigantinho.

O fator elenco também pesou nos três casos. Com folha salarial muito baixa, o time teve dificuldades para ter peças de reposição. Em favor do Brusque também está a contratação do técnico Waguinho Dias, que chega prestigiado depois de brilhantes trabalhos no estado -por pouco não subiu com o Tubarão em 2018.

A fórmula para o acesso, portanto, é simples: se contratar bem, focar em avançar com boa pontuação na primeira fase e contar com a capacidade de Waguinho Dias, 2019 é provavelmente o ano com mais chances de subir de todas as participações até aqui. E até o momento, o clube está buscando fazer diferente para sair da mesmice e dar ao seu torcedor um roteiro com final diferente e mais feliz.

Sobre as contratações

Vinicius, Romarinho e Fio chegaram na última semana no clube. Foto: Brusque Futebol Clube / Divulgação

Diferente do que se pensa, as contratações de Fio e Romarinho, que vêm do Tubarão, não foram indicações de Waguinho Dias. Foram buscados pela diretoria, com a bênção do treinador. Os nomes são bons, e a dupla ajudou a dar o alicerce para as excelentes campanhas do Peixe em 2017 e 2018. Já o atacante Vinicius, do Aimoré, vem bem credenciado como um bom finalizador. Faltam ainda meias de origem para ajudar na criação das jogadas. Mais atletas chegam durante a semana.

Final do Catarinense
Deu a lógica na final do Campeonato Catarinense. O Avaí fez a melhor campanha na primeira fase e conseguiu, após cobranças de pênalti na semifinal e na grande decisão, conquistar mais um título estadual. Cresceu nos momentos decisivos e age como um time de Série A. Vai dar trabalho na primeira divisão do Brasileiro.

Cobrando estruturação
Visionário e sem papas na língua, Waguinho Dias chega ao Brusque sem acomodações. Solicitou um analista de desempenho, e seu pedido será acatado. Além disso, em entrevista à TV Bruscão, falou também que o clube precisa melhorar sua estrutura, contando, por exemplo, com loja oficial. É uma pessoa que pensa o futebol além das quatro linhas, e sabe que a junção de futebol e marketing tende a multiplicar os bons resultados.

Veja também:
Prefeitura fará reativação dos chafarizes da Praça Gilberto Colzani e Sesquicentenário

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Caminhão colide em passarela e BR-101 está em meia pista no sentido sul, em Navegantes

Carlos Renaux busca patrocinador
O Carlos Renaux segue firme na busca por patrocinadores. O clube, que retornou ao futebol profissional com uma honrosa participação na Série C do Catarinense em 2018, precisa de apoio para que possa arcar com os investimentos necessários e se manter na terceira divisão estadual em 2019. Equipes de colaboradores estão sondando investidores para que o Carlos Renaux continue no futebol profissional, e precisam ter respostas até nova reunião da diretoria, marcada para 6 de maio.

Memória do Esporte

Paixão pela corrida

 

Publicado por Everton Dalmolin em Curto Fotos Antigas de Brusque

O interesse dos brusquenses pela corrida vem de longa data, e o envolvimento do Serviço Social do Comércio (Sesc) com a modalidade também merece destaque. No registro, de 1º de setembro de 1990, o Sesc realizou a primeira edição de sua tradicional maratona.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo