Quando abro a caixinha de perguntas do meu instagram, sem a menor dúvida, as campeãs são sobre sono, educação e alimentação. São essas as três dores mais frequentes das famílias, e de um modo geral, confesso que são minhas favoritas. Há algum tempo não escrevo sobre sono aqui, e das três, de longe é a que mais me proponho a falar. Sendo assim, hoje vou escrever sobre o sono do recém-nascido, assunto extremamente delicado e riquíssimo em detalhes.

Você mamãe, gestante, avó, papai ou interessado, que tem ou pretende ter em casa um bebê menor de três meses, senta aí que o assunto é da sua conta!

Quando atendo um recém-nascido no consultório, a frase mais dita é: “Entendam pais, seu filho não está pronto!”. Como assim?! Não é porque seu bebê nasceu que ele está definitivamente pronto: seu cérebro está em constante desenvolvimento até a vida adulta, seu intestino se prepara por seis meses para receber comida sólida, sua pele finaliza seu processo de formação aos dois anos de idade e a poderosa glândula que produz e secreta melatonina (hormônio de sono) só está pronta aos três meses de vida.

Então, é normal que seu bebê não compreenda boa parte dos desconfortos que lhe acometem, principalmente relacionados ao sono.

Pensem bem comigo: nove meses em um aconchegante ambiente escuro, com temperatura constante, água por todos os lados e muitos barulhos (intestino da mãe em movimento, batimentos cardíacos, voz e respiração materna 24 horas ao dia) e de repente, luz, mais vozes, sem água ao redor de si, barulhos numa frequência completamente diferente do habitual! Estranho seria se seu bebê não tivesse dificuldades para dormir. Portanto, segue abaixo algumas dicas, para seu bebê, recém nascido (ou não) dormir melhor:

*O ambiente de sono nesta fase é muito, mas muito importante: o quarto deve ser bem escuro e com temperatura agradável;

 *Utilize um pijaminha confortável e faça uma rotina de sono, desde o momento que o bebê chega em casa, envolvendo banho, mamada e berço;

*Coloque os pés do bebê encostados no bercinho, isso fornece segurança para ele;

*Não utilize travesseiros, a cabeça do bebê é a maior parte do corpo dele e com o travesseiro, ela pode ficar muito inclinada atrapalhando a respiração;

*Deixe-o dormir de barriga para cima, é a posição de segurança do bebê, caso ele vomitar colocará a cabeça para o lado e isso reduz o risco de broncoaspiração;

*Não agasalhe demais seu bebê, isso aumenta o risco de morte súbita;

*Evite de tirá-lo do quarto no meio da noite, isso o desperta e pode indicar que é hora de acordar.

Por fim, se você ainda tem dúvidas sobre o sono do seu bebê ou necessita de uma ajuda para fazê-lo dormir melhor, independente da idade, entre em contato comigo para uma consultoria de sono. Não espere seu filho ter 2 ou 3 anos para ter boas noites de sono, isso é possível muito antes!

Me acompanhe também no Instagram e no Facebook.

Atendo na Clínica Integrare, anexo à Salutar Centro de Saúde, Jardim Maluche. Você também pode me chamar no WhatsApp 47 99266-2028