Rodrigo Santos

Jornalista esportivo - [email protected]

O dinheiro fala mais alto

Rodrigo Santos

Jornalista esportivo - [email protected]

O dinheiro fala mais alto

Rodrigo Santos

A janela de transferências desse meio de ano vem sendo cruel para muitos clubes brasileiros. Tem até time do Egito com uma senhora fome de reforços e que vai, aos poucos, desmantelando os principais clubes do país. Para se fazer uma análise de quem é mais forte para o resto de temporada, é necessário saber quem perdeu menos jogadores importantes.

O mais curioso disso, e isso é algo que o Brasil tem aos montes, é renovação. Jogadores vão embora, e as bases de muitos clubes vão abastecendo os times de cima com boas novidades. Veja o Flamengo, que perdeu Vinicius Junior, mas tem vindo de baixo Matheus Sávio, Leo Duarte e Thuler, só pra citar alguns.

Infelizmente, o mercado brasileiro não tem a condição de segurar as ofertas e acaba refém do mercado. Quando não são as multas baixas, vem a necessidade urgente do clube vender jogador a preço de banana para dar conta do rombo financeiro na temporada. Muitos desses jogadores acabam voltando, já rodados, por um valor inflacionado.

Não podemos esquecer, também, da importância que tem o trabalho de base. Um atleta desse, depois de vendido, continua sendo moeda do clube em caso de nova transferência internacional, o que pode render mais uma boa grana. É o caso de Jorginho, vendido do Napoli para o Chelsea e que pode render um dinheiro para o Brusque imprescindível para cobrir o saldo vermelho do clube na temporada. Daí a importância de saber investir na formação de atletas. É um dinheiro bom que pode aparecer a longo prazo.

NOTAS

Renaux
Faltando pouco mais de um mês para o início da Série C do Catarinense, o Carlos Renaux vai, aos poucos, apresentando as suas armas para tentar o acesso à segunda divisão. Nesta semana foi anunciado o lateral-esquerdo Murilo, ex-Marcílio Dias. Colegas de Joinville me informaram ontem que o goleiro Felipe Leineker, 21 anos, egresso da base do JEC, também está vindo para o Vovô. Ele foi titular do time na Copa São Paulo de Juniores em 2017.

Técnico
Edu Lopes chegou super-recomendado e nem estreou no comando do Renaux na Série C. Ficou meio cercada de mistério essa demissão, já que a diretoria esperava muito do profissional. Caberá a Altair Heck, o Taíco, um dos maiores jogadores da história do futebol amador da cidade, volante de forte marcação nas épocas de Poço Fundo, o desafio de comandar, pela primeira vez, um time profissional. É matéria-prima aqui da cidade tentando voos mais altos.

Quem são
Nesta Série C do catarinense, dá pra dividir os times em dois grupos: aqueles que só tem time para participar, movimentar atletas e preencher DVDs, e os outros que querem efetivamente ser campeões e começar a subir degraus no cenário estadual. O Renaux vai mostrando que quer chegar na segundona. Se investir certo, contratar jogadores de qualidade em posições-chave, tem condições reais de chegar na final.

Amador
Amanhã tem a decisão do Municipal de Futebol Amador, com dois jogos no Augusto Bauer que decidirão os títulos da primeira e segunda divisões. Os clubes estão muito satisfeitos com a organização do torneio, que retornou para as mãos da FME depois de um torneio altamente conturbado no ano passado, quando aconteceu sob organização de uma empresa particular. Nesse ano, não houve problema algum. E parabéns também aos clubes pela iniciativa de realizar a ação solidária de arrecadação de alimentos que serão doados a entidades.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo