O Município completa 64 anos com crescimento na audiência

Investimentos contínuos garantem aumento constante de acessos e de assinaturas digitais

O Município completa 64 anos com crescimento na audiência

Investimentos contínuos garantem aumento constante de acessos e de assinaturas digitais

Com recordes de audiência em suas plataformas digitais, o jornal O Município completa nesta terça-feira, 26, seus 64 anos de atividades na cobertura de Brusque e região.

A qualidade se reflete no crescimento, especialmente nos meios digitais: em quatro anos, o número de visualizações de páginas do portal www.omunicipio.com.br ficou dez vezes maior, de acordo com dados do Google Analytics.

O número não para de crescer ano a ano. Entre 1º de janeiro e 31 de maio de 2018, o jornal cresceu 62% em comparação com o mesmo período do ano passado. Se comparado com 2016, o número de acessos dobrou.

Com um volume de publicações que gira em torno de mil novas postagens mensais, o site ultrapassou as cinco milhões de visualizações apenas em 2018.

Para o diretor do jornal, Claudio Schlindwein, o jornal chega aos seus 64 anos como uma empresa de geração de conteúdo, que é distribuído por meio dos meios impresso e digital, cada qual com suas características e funcionalidades.

Além do portal, o jornal também apresenta grande alcance por meio das redes sociais: são mais de 65 mil seguidores do Facebook e mais de 13 mil no Instagram, plataforma na qual o jornal registrou uma ascensão de mais de 180% no número de novos seguidores entre os anos de 2017 e 2018.

Além do crescimento digital, O Município se destaca no impresso. O periódico está entre os cinco maiores jornais de Santa Catarina e conta com projeto gráfico moderno e impressão de qualidade. A força do jornal é mostrada diariamente, com as reportagens que repercutem e ajudam a causar transformações na vida dos leitores.

Crescimento de assinantes
O número de assinantes vem crescendo constantemente no digital. Entre maio do ano passado e maio deste ano, foi registrado um aumento de 140%.

Os assinantes do impresso, inclusive, têm acesso ao digital sem custo extra: para conferir o conteúdo publicado no site, é preciso apenas cadastrar um login e uma senha através do link omunicipio.com.br/cadastro e preencher o formulário. O cadastramento é validado em até um dia útil, e o acesso é ilimitado.

Para quem ainda não é assinante, o jornal oferece uma assinatura da versão digital pelo valor promocional de R$ 9,90 ao mês, que pode ser efetuada em omunicipio.com.br/assine ou por meio do telefone 3351-1980.

Acessos mobile
O acesso ao site do jornal é realizado majoritariamente por smartphones e tablets: 85% dos acessos totais provenientes dos aparelhos. No último ano, esse número também já havia superado os 80%, indicando a força do mobile entre os leitores do jornal.

É por essa razão que O Município preza pela agilidade e rapidez na informação, atuando desde 2015 no modelo mobile first, em que a prioridade é entregar o conteúdo online.

“Nossa história no digital começou lá em 2000, com nosso primeiro portal. Em 2006, migramos para o formato flip, disponibilizando o jornal na íntegra para os leitores do site. Mas, em 2015, tomamos um passo decisivo, que foi o digital first. No ano passado, com o lançamento do nosso novo portal, estamos completamente adequados à realidade digital, aliando conteúdo de qualidade à uma plataforma apropriada”, diz Schlindwein.

Os leitores demandam uma linguagem adequada ao meio digital e, a partir do momento em que o jornal começou a se inserir nas plataformas online, a busca pela melhor forma e melhor tempo para entregar o conteúdo se tornou contínua. Com isso, o crescimento foi grande, e o jornal estima finalizar este ano com mais de 10 milhões de visualizações do site.

Buscando ser cada vez mais assertivo num ambiente dinâmico como o digital, o jornal faz investimentos constantes e contínuos em suas plataformas e na qualidade do conteúdo que é apresentado ao leitor.

“Esses investimentos têm rendido frutos não apenas na audiência, mas também em reconhecimento: no ano passado, o jornal foi campeão do Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental, nas categorias regional e estadual. O jornal é também referência de atuação em jornalismo do interior, reconhecido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ)”, diz o diretor.

Expansão para Blumenau
No ano passado o jornal expandiu sua atuação para Blumenau no meio digital e vem experimentando crescimento significativo. O número de visualizações cresceu 87% entre os meses de fevereiro e maio de 2018.

Em Blumenau, assim como em Brusque, cerca de 70% das notícias são inéditas e exclusivas, produzidas por uma equipe de jornalistas da cidade. Os assuntos relevantes, agilidade e ineditismo tornaram o portal conhecido e acessado por dois terços da publicação blumenauense em apenas seis meses de atuação no município.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio